PUC-Campinas realiza Congresso de relações públicas e de comunicação organizacional

Por Giovanni Mari

IMG_2980

Sessão de palestras do dia 14 no auditório Dom Gilberto

O IX Congresso Brasileiro Cientifico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas aconteceu entre os dias 13 e 14 na PUC-Campinas com o tema “Comunicação, Governança e Organizações”. Realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp), o evento teve o intuito de levantar e discutir subtemas como transparência, ética e contemporaneidade, estudos de governança no Brasil e no mundo, opinião pública e construção da imagem institucional e comunicação e relacionamento com públicos estratégicos através de debates e palestras de profissionais que estão no mercado de trabalho.

Esse tema tem como finalidade aproximar o mercado da área acadêmica tanto nacionalmente como internacionalmente, além de abordar temas importantes como a “comunicação enquanto elemento capaz de interconectar diferentes culturas, crenças, hábitos e comportamentos humanos” e “as dimensões culturais e comunicativas como elementos para compreender a nova dinâmica da sociedade contemporânea”.

A organizadora do evento e diretora do curso de RP na PUC-Campinas, Maura Padula, ressalta a importância de trazer esse evento para a universidade. “A PUC tem uma grande estrutura, e só tem condições de ser vista quando é mostrada, e esse evento foi uma grande oportunidade para isso. Isso valoriza os cursos daqui. Foi uma oportunidade dos alunos de discutir assuntos importantes da comunicação e de alunos que gostariam de participar de iniciação científica. A ideia é formar pesquisadores e ter um curso de mestrado” ressalta a professora.

Com cerca de 340 congressistas ao longo dos três dias, no dia 13(quarta-feira) no auditório Dom Gilberto, o professor doutor Jordi Xifra, da Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, iniciou a série de discussões com os congressistas a respeito do que é transparência. Na quinta feira, das 9 ao 12h, uma mesa redonda sobre “Pesquisa e aplicação de Governança Corporativa no Brasil e no mundo” com os convidados Professor doutor Claudio Machado (FEA-USP), Alberto Augusto Perazzo (P&A  Perazzo e Associados) e Roberto Waack (IBGC) sob moderação da professora da Metrocamp Maria José da Costa Oliveira abriu o dia que ainda teria Premio Abrapcorp para testes e dissertações, Oficinas e lançamento de livros, revistas e sites. “O aprendizado foi muito grande, eu aprendi muito. Tinham alunos do maranhão, do Rio Grande do Sul, pessoas de vários lugares do Brasil” ressalta Maura.

O grande foco deste evento são os professores, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação em comunicação social, em especial, em áreas da comunicação organizacional e de relações públicas, profissionais e gestores de comunicação social e áreas afins, porem o evento recebe alunos de todos os anos da faculdade de relações publicas.

Para a aluna do primeiro ano, Luiza Arntsen, é uma oportunidade de experiência e conhecimento amplo sobre a area. “ Por ser uma aluna do primeiro ano, nunca tinha participado de um congresso e achei muito interessante as palestras” afirma.  Além dos eventos na PUC-Campinas, A metrocamp também realizou o congresso em seus auditórios do dia 13 ao 15 de maio.

 

Editado por Ananda Porto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s