Vício em séries de TV pode estar relacionado a depressão

 

Por Cassius Torres

Você tem o costume de se acomodar no sofá e passar horas assistindo uma sequência de episódios da sua série favorita? Pra muitas pessoas isso é uma coisa normal a se fazer num fim de semana ou nas férias. Entretanto, o que é visto como um hobby por muitos, pode estar mascarando sintomas de depressão e solidão.

Segundo uma pesquisa feita por Yoon Sung Hi, Eun Yeon, Kang e Wei-Na Lee, da Universidade do Texas,  a chance de uma pessoa fazer uma maratona de séries durante horas é maior se ela for deprimida e solitária. Mas essa maratona só é vista como problema se mesmo sabendo que tem outras coisas para fazer, a pessoa não consegue sair da frente da tela.

A pesquisa foi feita com 316 jovens de 18 a 29 anos. Eles foram observados pelos pesquisadores, que compararam a regularidade com que os jovens assistiam as séries com a incidência das doenças. O ato de passar horas assistindo aos seriados ganhou o nome de binge-watching nos Estados Unidos.

Caic Choi assiste os seridos em seu notebook (Foto: Cassius Torres)
Caic Choi assiste os seriados em seu notebook (Foto: Cassius Torres)

Para o relações públicas de 21 anos Caic Choi, também viciado em seriados, a pesquisa não fala a verdade sobre ele. “Já cheguei a ficar 10 horas seguidas assistindo uma série no meu quarto, mas nem por isso me senti solitário e depressivo”, conta Choi. Ainda segundo o relações públicas, alguns seriados até ajudam na vida social. “Assisto muito ‘How I Met Your Mother’ e já usei frases do seriado várias vezes na balada”, conta aos risos.

Os pesquisadores afirmam ainda que o estudo não é decisivo, já que o binge-watching é uma conduta recente. Entretanto, eles fortificam que a pesquisa é de extrema importância, uma vez que indica que o consumo excessivo de seriados pode estar ligado a fatores psicológicos.

 

Editador por Ananda Porto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s