Estudo afirma que atividade física não faz perder peso

Por Raíssa Bazzo

Segundo um editorial publicado no British Journal of Sports Medicine, apesar de o exercício físico reduzir significadamente o risco de doenças cardíacas, câncer, diabetes do tipo 2, demência e melhorar em diversos aspectos no dia a dia das pessoas que o praticam, ele não promove a perda de peso.

A Organização Mundial de Saúde estima que, no mundo, existam cerca de 600 milhões de pessoas obesas, e que esse número dobrou desde a década de 80. Para os autores do editorial, a culpa do aumento de peso é da indústria alimentícia que, por sua vez, rebate a causa no sedentarismo.

Então… De quem é a culpa, afinal?

Jaqueline Zanoveli em prática de exercício físico. (Foto: Raíssa Bazzo)
Jaqueline Zanoveli em prática de exercício físico. (Foto: Raíssa Bazzo)

Para os pesquisadores são as fontes das calorias que, afirmam que a ingestão de açúcar promove o armazenamento de gordura e faz com que as pessoas sintam fome, enquanto a ingestão de gorduras ‘saudáveis’ ajuda na saciedade.

Entretanto, a nutricionista especializada em nutrição esportiva, Fabiana Serrano, rebate dizendo que sim, a prática de exercício físico ajuda, e muito, na busca pelo peso ideal, já que sua prática aumenta o gasto energético e acelera o metabolismo, que pode ser explicado da seguinte forma: quando se faz atividade física, você aumenta seu tecido muscular e, quanto mais músculo, mais acelerado será seu metabolismo. Se a atividade for constate, ele será melhorado progressivamente. Por outro lado, Fabiana também concorda que a ‘culpa’ do não emagrecimento está na dieta, pois “não adianta ter um gasto energético praticando atividade física e ter um consumo maior do que este gasto” afirma ela.

Para combater a obesidade é preciso, sim, que haja uma dieta balanceada. Mas é necessário, também, que o corpo seja trabalhado. “Fazer atividade física pode fazer quem come errado não perder peso, mas, sem fazê-la, o gasto energético é bem menor, consequentemente, o peso aumenta. Porém, sem uma dieta balanceada, não há exercício no mundo que faça você perder peso.” Conclui a nutricionista.

E não pense você que, porque foi à academia uma semana, um mês ou uns dias que o problema está resolvido. A prática deve fazer parte da sua rotina diária e periódica. Seja mais forte que sua melhor desculpa e… Let’s go!

Editado por Ananda Porto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s