Pesquisa sobre barba causa polêmica na internet

Por Alessandra Xavier

Homens com barba podem chamar mais atenção e ser mais atraentes. Mas esse assunto vem causando polêmica nos últimos dias na internet, e olha que não é pelo charme que os pelos faciais podem causar. Se você é uma daquelas pessoas apaixonadas por barbudos, cuidado. Segundo uma pesquisa divulgada pelo site koat.com, se os pelos da face não forem bem cuidados, eles podem ser comparados a um banheiro.

Alguns homens foram voluntários da pesquisa realizada pela Quest Diaginostic, que permitiu que cientistas avaliassem as suas barbas. Entre diversas bactérias encontradas, algumas só podem ser constatadas em fezes, o que surpreendeu até o microbiologista John Golobic, responsável pelo estudo.

Em sua entrevista para o site koat.com, Golobic afirmou que os microrganismos não causam doenças, mas o resultado é preocupante e mostra a falta de higiene das pessoas. Porém, amantes de barbas, podem ficar tranquilos. Segundo o infectologista Marco Antonio Pereira, que analisou o diagnóstico da pesquisa, “o pesquisador não cita as bactérias, mas da forma como ele fala seriam as não patogênicas, que não causariam grandes danos à saúde das pessoas”.

Segundo o Dr. Marco Pereira, “pela pesquisa realizada e as bactérias que foram encontradas, o maior foco de contaminação seriam as mãos”. O músico Sergio Moreira aderiu a barba há cinco anos e afirma que toma bastante cuidado com ela. “Eu estou sempre cuidando, penteando, aparando. Ficar com os pelos sujos não dá. Mas não imaginava que o contato da mão poderia transmitir esses tipos de bactérias”.

Sérgio Moreira não tira a barba há cinco anos (Foto: Alessandra Xavier)
Sérgio Moreira não tira a barba há cinco anos (Foto: Alessandra Xavier)

Mesmo sendo cauteloso, Sérgio conta que não sabia que poderia haver fezes nos seus pelos faciais. “A princípio eu duvidei, achei que fosse mentira. Mas se você parar para pensar, realmente pode ter fezes na minha barba, como pode ter em qualquer lugar que eu passe a mão”.

Para manter uma barba limpa é simples. Segundo o infectologista Marco Pereira, manter as mãos higienizadas é fundamental, principalmente quando você for ao banheiro. Mas aparar os pelos e deixar eles mais ralos também ajudam a acumular menos bactérias”. Além disso, o doutor afirmou que lavar sempre o rosto de um modo geral também podem favorecer na higienização.

Editado por Ricardo Magatti

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s