Orquidário de Sumaré: lazer e educação ambiental

Por Willian Sousa

Diferentes espécies podem ser encontradas no local (Foto: Divulgação)
Diferentes espécies podem ser encontradas no local (Foto: Divulgação)

O Orquidário de Sumaré, inaugurado no final do ano passado, é uma opção de passeio pouco convencional para os moradores da região. Combinando com o nome da cidade, que também é nome de orquídea, o espaço abriga estufas para exposição e está localizado logo na saída da cidade, atraindo a atenção de moradores e pessoas que passam por ali.

Larissa Siqueira, visitante do Orquidário, comenta que a experiência é divertida. “Sempre gostei muito de plantas, e foi interessante ver tantas flores assim juntas.” Larissa tem toda razão. O local conta com mais de três mil mudas, com espécies de flor puras e híbridas. Construído em uma área de 890 metros quadrados, são cores que não acabam mais. Duas delas, com nomes difíceis e beleza natural, são destaques na exposição: Cyrtopodium punctatum (originária da região) e Cyrtopodium hatschbachi. “As duas são maravilhosas, se eu pudesse levava uma para casa”, confessa Larissa.

A estrutura abrange 890 m², e fica logo na saída da cidade (Foto: Divulgação)
A estrutura abrange 890 m², e fica logo na saída da cidade (Foto: Divulgação)

O local ainda tem espaço reservado para promover a Educação Ambiental, o que proporciona a integração do público com o meio ambiente. “Nosso objetivo é utilizar este espaço para palestras e outras atividades educativas, formando agentes multiplicadores de informações, principalmente os mais jovens”, comenta Moisés Paschoalin, secretário de Meio Ambiente da cidade. De acordo com a Secretaria, a programação de atividades contempla as escolas públicas e particulares, além de jovens beneficiários dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social).

O espaço está aberto de quarta à sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados e domingos das 9h às 12h. A entrada é gratuita. O endereço é Avenida Eugenia Biancalana Duarte, 150, na região central (ao lado da Secretaria de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente da Prefeitura de Sumaré).

Editado por Isabella Pastore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s