Alta de 8,41% entre maio de 2014 e abril de 2015 faz filhos gastarem mais no presente do Dias das Mães

Por Bárbara Demarchi

Para o Dia das Mães desse ano, os filhos tiveram uma surpresa em relação aos preços dos presentes. As lembranças mais comuns para a data estão abaixo da inflação acumulada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE), que registrou alta de 8,41% entre maio de 2014 e abril de 2015.

Os aparelhos de TV, por exemplo, tiveram queda de preço de 5,08% em comparação ao mesmo período do ano passado. Celulares, cintos e bolsas estão 4,61% e 0,84% mais baratos, respectivamente. Em contrapartida, os serviços destinados às mães subiram 6,93%.

André Braz, economista da FVG/IBRE, que realizou o levantamento, explica o que pode ter influenciado na queda de preços dos eletroeletrônicos: “O segmento é competitivo, o crediário está mais caro (devido a elevação dos juros) e há sempre modelos mais antigos em promoção”. Já quanto aos serviços, o economista salienta que a razão da alta de preços está relacionada ao aumento do preço dos administrados, principalmente custos relacionados a tarifa de energia, além de salários e aluguéis.

Os filhos que quiserem levar suas mães para passear gastarão mais no presente. Nos últimos 12 meses, o valor do ingresso de shows musicais subiu 21,88% e os restaurantes estão, em média, 8,73% mais caros. Os salões de beleza também sofreram com o aumento em 10,88%.

Confira a lista completa da variação de preços da cesta de itens que devem ser mais procurados pelos filhos para fazer pra presentear no Dia das Mães.

csdcEditado por Isabella Pastore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s