Colóquio A identidade da Universidade Católica termina hoje na PUC-Campinas

Por Bruna Gomes

A PUC-Campinas recebeu ontem, dia 6 de maio, o Colóquio A identidade da Universidade Católica: em comemoração aos 25 anos da Constituição Apostólica “Ex Corde Ecclesiae”, que contou, no primeiro dia, com a presença do Prefeito da Congregação para a Educação Católica, sua eminência reverendíssima Cardeal Zenon Grocholewski, com a reitora profª. Drª. Angela de Mendonça Engelbrecht, com o vice-prefeito de Campinas Henrique Magalhães Teixeira, representando o prefeito Jonas Donizette e com Dom Airton José dos Santos (Arcebispo Metropolitano de Campinas). Segundo a reitora da universidade, cada evento do calendário contribui para os objetivos universitários de produzir e difundir e compartilhar o conhecimento.

11195516_10153014611303248_45293948_n
Alunos, professores e diretores dos centros acadêmicos participaram do colóquio. (Foto: Bruna Gomes)

 

O evento foi organizado pelo Núcleo de Fé e Cultura da Universidade e tem continuidade hoje, dia 7 de maio, até às 18h, quando acontece o encerramento do colóquio, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I, da PUC-Campinas. “Tantas e tantas vezes, ao longo de sua história, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas trouxe para o espaço acadêmico e para este auditório em especial imensa lista de temas e assunto que aqui foram transformados em objetos de reflexão e questionamento crítico, as indagações da ciência assim como as questões da sociedade da cultura bem como temas pertinentes da fé”, afirmou Engelbrecht.

A Constituição Apostólica “Ex Corde Ecclesiae” foi promulgada pelo Papa João Paulo II, em 1990, e orienta as Universidades Católicas na perspectiva doutrinal e pastoral. A Constituição é uma reflexão sobre a importância histórica e atual das Universidades Católicas, a partir de sua identidade e de sua missão de serviço à sociedade. A presença do Cardeal Zenon Grocholewski foi motivo de grande satisfação para a PUC-Campinas e para os organizadores do evento. Designado em novembro de 1999 pelo Papa João Paulo II, Prefeito da Congregação para a Educação Católica, Grocholewski é responsável pela supervisão em todas as dioceses no mundo, pelos seminários, casas de formação de religiosos e institutos seculares, universidades, faculdades, institutos e escolas de estudos eclesiásticos e civis que sejam ligadas à Igreja.

Colóquio recebe o Cardeal Zenon Grocholewski, a reitora Profª. Drª. Angela de Mendonça Engelbrecht e o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira. (Foto: Bruna Gomes)
Colóquio recebe o Cardeal Zenon Grocholewski, a reitora Profª. Drª. Angela de Mendonça Engelbrecht e o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira. (Foto: Bruna Gomes)

Confira a programação de hoje, 7 de maio:

15h às 17h: Conferência “A Presença da Teologia e da Filosofia na Universidade Católica” – Cardeal Zenon Grocholewski.

17h às 18h: Encerramento

11178395_10153014611273248_504722729_n
O Hino Nacional foi cantado durente abertura do Colóqui A identidade da Universidade Católica: em comemoração aos 25 anos da Constituição Apostólica “Ex Corde Ecclesiae”. (Foto: Bruna Gomes)

Editado por Ricardo Magatti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s