SP lidera buscas no google pelo termo coworking

Por Silvana Carias

São Paulo é a capital brasileira que mais se interessa pelo termo coworking. Com média de pesquisas mensais de 57,2%, o estado é o que mais possui pessoas que procuram pela palavra no maior site de buscas do mundo, o Google. Isso significa que de uma média de 4.400 pessoas que buscam pelo termo todo mês, 2.518 são paulistas. E dentro da região metropolitana, Campinas é a líder de pesquisas mensais com 71,8%.

10686696_1099466750067327_546337414360645977_n
Diferentes empresas dividem o mesmo espaço para trabalhar dentro da lógica do coworking (Foto: Luciano Troiani)

O termo ‘coworking’ se refere ao  modelo de trabalho em ambiente compartilhado que tem o objetivo de incentivar a troca de idéias, compartilhamento, networking e colaboração entre diferentes profissionais de diferentes áreas. Dentro de um único local, diversas empresas trabalham lado a lado, porém cada uma no seu negócio. O espaço em comum permite que todas as despesas sejam divididas e o valor final do aluguel fica mais baixo para todos. O gasto chega a ser 20% menor se comparado a um escritório próprio.

 Não é só pelo preço que o modelo de trabalho tem sido cada vez mais procurado pelas pessoas. “Além de gastar bem menos, você tem novas oportunidades todos os dias. As diferentes empresas que dividem o mesmo local para trabalhar acabam fazendo parcerias, trocando serviços e fazendo contato”, conta Luciano Troiani, proprietário do coworking Umb.co23 de Campinas.

O perfil dos novos empreendedores casa com a ideia e é exatamente por isso que os escritórios compartilhados estão em evidência. “Vim para o coworking sem poder pagar e em menos de um mês já consegui clientes suficientes para me bancar aqui” , conta Roberto de Lima, dono de uma empresa de comunicação.

A rede de contatos também é destacada em ambientes compartilhados. As arenas de atuação das empresas que dividem o mesmo ambiente se mesclam e parcerias surgem. “O pessoal procura cada vez mais interação. Uma mão, lava a outra”, finaliza Luciano.

Editado por Isabella Pastore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s