Mercado de sorvete sofre com a proximidade do inverno

Por Bárbara Demarchi

Amplamente consumido no verão, o mercado de sorvetes sofre uma grande queda de vendas com a chegada das estações mais frias. Apesar do aumento de 90,5% do consumo do produto desde 2003, segundo pesquisa da ABIS, Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes, o consumo per capito no país ainda é pequeno, 6,43 litros, se comparado ao dos Estados Unidos, no topo do ranking de consumo, com 30 litros.

Untitled Infographic

Para professor de economia e empreendedorismo Paulo Ferreira Barbosa a sazonalidade do setor é um fenômeno regional e deve ser driblado com boas ideias: “Em cidades com calor intenso, como no nordeste, dificilmente vamos encontrar períodos de estagnação no setor, já em cidades com grande variação climática, como o interior de São Paulo, só a criatividade dos produtor que poderá aquecer o mercado”, diz.

Paulo Ferreira Barbosa, professor de economia e empreendedorismo
Paulo Ferreira Barbosa, professor de economia e empreendedorismo

Em Americana, o diretor da Skimoni, fábrica de sorvetes, César Souza, investiu R$ 2 milhões em maquinário e marketing para criar novas linhas de produtos e não sofrer a queda drástica de vendas com a chegada do inverno. Ele acredita que com as novidades o crescimento de vendas entre o inverno do ano passado e o deste ano seja de 30% maior.

Diretor da Skimoni, César Souza
Diretor da Skimoni, César Souza

“No verão chegamos a produzir 60 toneladas diárias de sorvete. Esse ano esperamos, com o lançamento de linhas à base de creme de leite, que dá a sensação ao consumidor de que o produto está menos gelado  e o uso de chocolate, produzir, pelo menos, 30 toneladas por dia”, ressalta Cézar.

Esta reportagem foi produzida para o projeto “Repórter Estudante”, da CBN. O áudio pode ser conferido abaixo:

Edição: Bárbara Pianca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s