Ensino a distância ganha espaço na área acadêmica

Por Silvana Carias

Tendência na área de educação, o ensino a distância (EAD) está tomando cada vez mais espaço dos já conhecidos cursos presenciais. Isso, porque a comodidade, agilidade e flexibilidade deste método ganham pontos com profissionais que buscam conhecimento e nem sempre têm condições de cursar o presencial.

De acordo com o Ministério da Educação (INEP), no ano 2012 foram feitas 1.113.850 matrículas em cursos a distância. Já em 2013, último levantamento realizado, esse número pulou para 1.153.572. “A verdade é que o advento da internet criou um cenário totalmente novo para a educação a distância. Não se trata mais de realizar os estudos por meio de materiais impressos tradicionalmente enviados aos alunos pelo correio. A rede mundial de computadores facilitou tudo”, explica Silvia Leone, coordenadora e especialista de Ensino a Distância.

Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2010, o EAD, que praticamente inexistia dez anos atrás, já responde pelo percentual de 14,6% do total das matrículas na graduação. “O fato dos cursos se encontrarem disponíveis praticamente em qualquer lugar e período significa que cada vez mais pessoas podem frequentar’’, comenta Silvia, “Os participantes podem trabalhar de acordo com as suas próprias necessidades. Estão sempre conectados”.

IMG_5413
Sônia Maria cursa o segundo ano de psicologia através do ensino a distância (Foto: Silvana Carias)

Para Sônia Maria, aluna de EAD do curso de psicologia, o método foi uma alternativa para a vida agitada e a falta de tempo. “Eu estudo de madrugada, de fim de semana e durante o dia, sem precisar sair de casa. Consigo fazer o meu horário de acordo com as minhas outras atividades. Foi isso que me fez optar por um curso a distância, esse foi grande diferencial na hora de escolher’’, conta Sônia.

Mesmo com todo o notável crescimento de inscritos em cursos EAD, o questionamento a respeito da eficácia do método se comparado ao ensino presencial, ainda é decorrente.  Mônica Rossetto, coordenadora técnica de EAD, acha que o ensino requer ainda mais comprometimento dos alunos. “Sempre depende de cada pessoa correr atrás. O acesso e a oportunidade podem formar um profissional muito capacitado”. A profissional acredita que por mais que a procura pelo ensino a distância esteja crescendo, os cursos presenciais ainda são necessários. “Existem pessoas que têm dificuldade e uma certa restrição a esse tipo de conhecimento e preferem a sala de aula, se dão melhor assim.”, explica Mônica, “O processo de adaptação muda de aluno para aluno e a modernidade permite ainda mais as escolhas diferenciadas”.

infografico

A psicopedagoga Debora Corigliano traz duas perspectivas dentro do tema, a de aluno e a de professor de EAD. A profissional fez sua última pós-graduação através do ensino a distância e também é tutora de um curso desse tipo. Como aluna, ela acredita precisar de mais comprometimento ‘’No EAD você está ali sozinho na frente do computador. No presencial não. Você tem a troca de informações e convívio social. Tem que levar a serio’’, explica.
Como professora  revela que a preocupação ao preparar as aulas para esse método é maior. ‘’A minha preocupação ao montar o curso é muito maior. Como você não está vendo a pessoa que vai receber a informação, você tem que ser mais atraente para que elas gostem e continuem fazendo o curso.”, conta.

Os professores e métodos de ensino influenciam diretamente na produção do aluno. Débora e Thiago falaram sobre isso durante a entrevista:

Alguns acreditam que a mudança aconteceu na cabeça e nos hábitos das pessoas que agora, estão acostumadas a usarem a internet para tudo. ‘’O fato das pessoas estarem habituadas ao meio, facilita bastante de que elas ingressem no ensino a distância justamente por estarem familiarizadas com o meio’’, explica o consultor de marketing digital Thiago Cazzaro.

Bate papo_okEditado por Isabella Pastore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s