Por Karina Danielle
Durante todo o mês de maio, Campinas terá diversas atividades de conscientização para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A campanha “Maio Amarelo”, iniciativa internacional de combate à violência, no trânsito nasceu a partir da “Década de Ação para Segurança no Trânsito” decretada pela ONU no ano de 2011, o Brasil é o quinto país no ranking de mortes por acidentes no tráfico . Entre as mobilizações estão ações como: iluminação especial em prédios públicos, palestras, oficinas, distribuição de materiais educativos, treinamentos e simulação de múltiplas vítimas.
Foram contabilizadas 101 mortes na cidade campineira, vítimas do trânsito no ano de 2013.O principal objetivo da ação é chamar atenção para esse alto índice de acidentes fatais. Entre os principais motivos que aumentam a violência no trânsito estão a ingestão de álcool antes de dirigir, a imprudência e a falta de manutenção no veículo.

Segundo o Engenheiro de Serviços da DPaschoal, Leandro Vanni, a falta de manutenção preventiva no veículo pode causar risco a segurança do veículo e consequentemente do motorista. “É de fundamental importância que o condutor se atente a alguns sinais que o carro possa dar, como barulho e vibração”, conta. Leandro ainda destaca a atenção que se deve ter com itens como balanceamento, alinhamento, pneus e freio. “Se algum destes componentes apresentar problema como desconforto ao dirigir, perda de equilíbrio ou desgastes na estrada, pode ocorrer um acidente mais grave”, analisa.
Como forma de conscientização para os jovens, acontecerão eventos de mobilização em universidades de Campinas, como a Unicamp, PUC e Metrocamp. O aumento do uso do carro entre jovens em viagens para pegar estrada na volta para casa e na cidade, além das saídas à noite, são fatores que devem chamar a atenção dos motoristas para os cuidados no trânsito. “ O jovem gosta muito de cuidar da estética do carro, mas não deve esquecer do aspecto da segurança, que é o mais importante”, conclui o engenheiro.
Editado por Ricardo Magatti
Fique de olho nos eventos que acontecerão em Campinas:
- 08/05 – PARTY na PUCC – Estudantes do Ensino Médio de Escolas Particulares
Hora: 13h – Local: Campus I
- 09,12 a 15/05 – Atividades do IX Congresso Abrapcorp com o tema “ Comunicação, governança e organizações”. Revitalização do muro em frente à faculdade com um painel em grafite sobre o tema Maio Amarelo – Atenção pela Vida
Local: Metrocamp – Rua Salles Oliveira, 1661, Vl. Industrial
- 13/05 – PARTY na Unicamp – Alunos da EE PROF. PEDRO SALVETTI NETO
Hora: 10:30h – Local: Unicamp
- 14/05 – Instalação urbana: “ Álcool e direção combinação fatal!” na Unicamp e Campanha interna com instalação de faixas. Ações de educação da Emdec com alunos do Campus – Local: Unicamp
- 20/05 – PARTY na UNICAMP – Para estudantes da EE Alberto Medajon
Hora: 10:30h – Local: Unicamp
- 20/05 – Instalação urbana: “ Álcool e direção. Combinação fatal!” na Praça Capital. Campanha interna para condônminos e frequentadores.
Hora: 9h às 14h – Local: Condomínio Praça Capital – Rua José Rocha Bonfin, 214 – Center Santa Genebra
- 26/05 – PARTY na Unicamp – Para estudantes da EE Orlando Signorelli
Hora: 10:30h – Local : Unicamp
- 26/05 a 30/05 – Inspeção veicular gratuita para munícipes. Parceria com a Bosch
Horários de atendimento: Terça a Sexta das 9h às 16h; Sábado das 8h às 16h
Local: Portão 5 da Lagoa do Taqual
- 27/05 – A EMDEC realizará um tour educacional sobre sustentabilidade com as turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Felipe Cantúsio
Hora: 8h30 às 11h30 – Local: EMDEC- Rua Sales Oliveira, 1028, Vila Industrial
- 27 e 28/05 – Visita e palestra com alunos da EE Felipe Cantúsio na seda Emdec
Local: EMDEC – Rua Sales Oliveira, 1028, Vila Industrial