Campanha de vacinação contra a gripe tem início em Campinas

Por Vinícius Bognone

A campanha de vacinação contra a gripe teve início na última segunda-feira (4) em Campinas nos 64 centros da saúde da cidade. As doses são destinadas a idosos acima de 60 anos, crianças com idade entre seis meses e 5 anos de idade, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente, profissionais da saúde, entre outros.

Com a expectativa de vacinar 80% das 244 mil pessoas que se encaixam no público alvo, a campanha segue até 22 de maio. No ano passado a meta foi batida, com 81% das pessoas imunizadas. De acordo com Andrea Barbosa, coordenadora do programa de imunização, é importante que a vacina seja tomada anualmente. “A composição da vacina muda todo ano, de acordo com as cepas do vírus da gripe que estão em circulação naquele período. Por isso, as pessoas precisam tomar a vacina anualmente para evitar complicações causadas pela gripe e doenças graves, como pneumonia”, explica.

Expectativa é que 80% das 244 mil pessoas que fazem parte do público alvo sejam imunizadas (Crédito: Vinícius Bognone)
Expectativa é que 80% das 244 mil pessoas que fazem parte do público alvo sejam imunizadas durante a campanha de vacinação (Infografico: Vinícius Bognone)

Quanto aos efeitos colaterais e sintomas, Andrea alerta que pessoas com febre moderada ou alta e com doenças agudas graves não devem tomar a dose, pois os sintomas podem ser confundidos com uma possível reação à vacina.

Os interessados em receber a dose da vacina devem levar carteira de vacinação ou documento de identidade aos postos de saúde. Para doentes crônicos, a apresentação de receita ou prescrição médica é obrigatória. Já pacientes “acamados” receberão a dose em casa, após entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Dia D
Em todas as campanhas há o “Dia D”, que é quando a vacinação alcança o maior número de pessoas. A edição deste ano acontece no sábado (9). Cerca de 1,2 mil servidores vão trabalhar em cem postos de vacinação fixos e volantes, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Editado por Ricardo Magatti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s