Alimentação pode ser aliada para aliviar TPM

Por Rafaella Cassia

A empresária Paula Santos sofre com os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) desde a primeira menstruação (menarca), mas ela não está sozinha. Dados do Ministério da Saúde mostram que aproximadamente 70% das mulheres que menstruam têm problemas com a TPM.

Os sintomas podem ser comportamentais, físicos ou emocionais e são causados pela queda brusca dos níveis dos hormônios femininos estrógeno e progesterona. Paula, que hoje está com 40 anos, já teve muitos problemas no período que antecede sua menstruação. “O que mais me incomodavam eram as cólicas, vivia tomando remédios e já cheguei até a desmaiar de dor”, conta a empresária.

Untitled Infographic
A TPM tem diversos sintomas. Alguns deles podem ser conferidos na tabela. (Arte: Rafaella Cassia)

Depois de usar vários medicamentos para tratar os sintomas da TPM, Paula encontrou uma nova aliada para lhe ajudar: a alimentação. A nutricionista Marcela Pereira confirma que ingerir determinados tipos de alimentos e nutrientes pode aliviar alguns traços da TPM.

“A vitamina A melhora a pele, a vitamina B6 ajuda a regular as mudanças de humor, a Vitamina C alivia o estresse, a vitamina E controla a compulsão, ansiedade e depressão, o magnésio alivia as cólicas e a compulsão por açúcar, e o cálcio ajuda a reduzir as cólicas e as oscilações de humor”, explica a profissional.

A nutricionista alerta que as mulheres não devem se tratar sozinhas. “Sempre tem que procurar um médico especialista ou fazer um acompanhamento nutricional. Nunca devem se automedicar. Cada um tem um organismo, então cada um tem um tratamento que ajuda a obter melhores resultados”, finaliza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s