Pesquisador do Labjor/Unicamp discute jornalismo multimídia em Jornada de Jornalismo

Por Vinicius Tavares

O professor e jornalista Celso Bodstein, doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas, docente da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas e pesquisador associado do LABJOR/UNICAMP, discutiu a importância do jornalismo multimídia, seus fundamentos e as dificuldades apresentadas para fazer a convergência de mídia no exercício na profissão.

Professor Celso Bodstein conversando com aluna do terceiro ano (Foto: Vinicius Tavares)
Professor Celso Bodstein conversando com aluna do terceiro ano (Foto: Vinicius Tavares)

Bodstein explica a Cultura de Imagem e para isso resgata autores da área de comunicação, assim como Guy Debord e Pierce. A Cultura de Imagem está diretamente ligada a fatores estéticos, não importando o conteúdo produzido. O professor ressalta que esse comportamento está presente nas redes sociais, sendo assim o jornalista terá o desafio de fazer o diferente, “não é porque existe os filtros do Instagram, que todo mundo é fotografo”.

O professor explica que a partir do advento da internet, houve necessidade de mudança de comportamento no processo de produção jornalística e que talvez seja preciso pensar melhor o jeito de se fazer fotojornalismo e a multimídia dentro das faculdades “o fotojornalismo tende a não ser mais objetivo e cheio de regras”. Para reforçar, Bodstein trouxe fotos dos ganhadores do prêmio Pulitzer deste ano, apontando e explicando algumas técnicas que fogem do convencional.

Professor Celso Bodstein explica quais são os desafios dos jornalistas quando se pensa em convergência de mídias (Foto: Vinicius Tavares)
Bodstein explica quais são os desafios dos jornalistas quando o assunto é convergência de mídias (Foto: Vinicius Tavares)

Hoje à noite a Jornada de Jornalismo tem como palestrante João Massarolo, cineasta e professor associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). O evento acontece dás 19h20 às 22h00 na sala 800 (CLC), na PUC-Campinas. Lembrando que ontem tivemos a presença dos jornalistas Roberto Prata e Rogério Pilker da Folha de S.Paulo, e o Digitais fez a cobertura. Você pode conferir o link aqui:

Editado por Danilo Christofoletti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s