Convergência de conteúdo abre Jornada de Jornalismo

Por Alessandra Xavier

A Jornada de Jornalismo de 2015, que discutirá o jornalismo e a convergência de conteúdo e mídia, começou na manhã desta quarta-feira (29/04), no Auditório Dom Gilberto, no Campus I da PUC Campinas. Pela manhã, os jornalistas Roberto Prata de Lima Dias, editor de conteúdo do jornal Folha de S.Paulo, e Rogério Pilker, da Editoria de Arte do jornal, conversaram com os professores e alunos presentes.

IMG_3433
Prata e Pilker foram mediados pela prof. Cyntia Andretta (Foto: Alessandra Xavier)

Roberto Prata, que está na Folha de S.Paulo desde 1998 e atualmente é secretário-assistente de Redação do jornal, contou dos desafios que o jornalismo vem enfrentando em relação à digitalização do conteúdo “Antigamente, somente 30% do conteúdo do impresso ia para o online. Hoje nós temos matérias especiais que são inviáveis sairem impressas. Temos também a TV Folha, que tem uma linguagem diferente da televisão tradicional.”

Rogério Pilker, que desde 2013 é infografista na Editoria de Arte na Folha de S.Paulo on-line, contou como a arte do impresso foi adaptada para o digital. “As opções para conteúdo online são maiores. Podemos fazer vídeos, fotos, infográficos, games, animações e tudo isso pode estar interligado. O internatua pode interagir, se envolver com o conteúdo.”

Para exemplificar como as matérias onlines estão sendo desenvolvidas, Prata citou a edição especial que saiu sobre a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que demorou nove meses para ser produzida e teve 15 profissionais envolvidos. “No digital tudo é mais trabalhoso e seu prazo pode ser maior. Para o impresso a arte tinha que sair para a edição do dia seguinte. Hoje, no online, as edições podem ser mais elaboradas.” Já Pilker, que fez o fechamento da parte gráfica dessa edição, contou que até o ultimo minuto antes de fechar a matéria, “a gente está editando as fotos, videos e infográficos. Tudo tem que conversar muito bem, estar sincronizado”.

IMG_3434
Snowfall faz parte do novo conteúdo da Folha de São Paulo (Foto: Alessandra Xavier)

Para esses tipos de matérias, que utilizam diversos elementos de multimídia entremando e ajudando a contra uma história, os jornalistas usaram o termo “snowfall” (avalanche). Isso porque, em 2013, o New York Times publicou, pela primeira vez, uma materia nesse estilo, utilizando vídeos, fotos, infográficos e artes, fazendo com que o internauta pudesse interagir com o conteúdo de uma forma ainda nova.

Para alcançar um público diferente, a Folha agora publica parte do conteúdo em inglês. O “boom” dessas matérias veio com a Copa do Mundo e boa parte do público extrangeiro ainda continua lendo as matérias até hoje.

Entre tantos assuntos comentados, um ponto destacado pelos palestrantes foi o custo-benefício das matérias especiais onlines. Segundo Prata “essas matérias custam muito, são muito caras. Mas por outro lado, o consumo da informação é muito grande. Hoje em dia não se separa produção de conteúdo da parte comercial do jornal.”

A Jornada

A Jornada de Jornalism é um evento tradicional da Faculdade de Jornalismo e é direcionada a estudantes, professores, profissionais e ex-alunos, vai discutir o processo de produção jornalística com o advento da internet, que levou as empresas jornalísticas a implementarem redações especializadas na produção do jornalismo digital.

Amanhã, quinta-feira, as atividades serão na Sala 800, com um enfoque de reflexão acadêmica. De manhã acontecerá uma conferência com o professor e jornalista Celso Bodstein, docente da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas e pesquisador associado do LABJOR/UNICAMP. No período noturno, o conferencista será João Massarolo, cineasta e professor associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Mais informações:

Pelo telefone (19) 3343-7158 ou pelo e-mail: dir.jornalismo@puc-campinas.edu.br

Editado Por: Vinicius Tavares

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s