Pesquisadores da Unicamp desenvolvem aparelho que detecta fraude de energia elétrica

Os pesquisadores Luis Fernando Caparroz Duarte (em pé) e Flávio José de Oliveira Morais que desenvolveram o projeto. (Foto: Marina Matos)

Por Marina Matos

Pesquisadores da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp, em Campinas, desenvolveram um aparelho inédito capaz de detectar fraudes de energia elétrica, com a intenção de melhorar a assertividade das equipes das companhias elétricas que inspecionam as casas atrás de fraudes.

Os pesquisadores Luis Fernando Caparroz Duarte e Flávio José de Oliveira Morais produziram um alicate amperímetro que é instalado na entrada do ramal energético, ou seja, no fio que liga o poste de energia até a residência, antes do medidor de energia elétrica. O projeto foi foi uma parceria da Unicamp com a AES Eletropaulo que já passou pela fase de testes e está à espera de aprovação para começar a ser usado pela companhia.

A instalação do aparelho ocorre na entrada do ramal energético, fora da residência do consumidor. (Infográfico: Marina Matos)

Hoje, segundo Caparroz, as inspeções pela Eletropaulo ocorrem da seguinte forma: “A empresa possui um banco de dados que compara o consumo por cliente e região”. Uma residência tem um comportamento esperado do gasto de energia, mas pode haver diminuição nesse consumo por diversos fatores, como longas viagens . “E através da análise desse banco de dados, é feito uma lista de casas que deverão ser vistoriadas por profissionais da companhia, que possuem apenas 12% de acerto”, conclui o pesquisador.

Amperímetro desenvolvido pelos pesquisadores da Unicamp para detectar a fraude de energia elétrica. (Foto: Marina Matos)

Já com o aparelho pronto, explica Morais, as vistorias ocorreriam depois de analises comparativas. Ou seja, após também a análise do banco de dados e a seleção das casas em que foram observadas anomalias, as equipes vão até as residências e instalam o amperímetro na rede elétrica e observa-se também o valor no medidor de energia. Após uma ou duas semanas, as equipes voltam aos locais que foram instalados os aparelhos, retiram os equipamentos e novamente anotam o valor do medidor. Com esses valores, do amperímetro e do relógio, são realizadas comparações para comprovar se há a anomalia (discrepâncias acima de 15%). Mas a fraude só será comprovada com a inspeção das equipes especializadas. Nos testes realizados até agora, houve um índice de 100% de acerto nas inspeções.

De acordo com professor José Siqueira Dias, um dos orientadores das pesquisas, o uso do amperímetro aumentaria a eficiência de todo o processo, como gastos de transporte com as equipes até as casas e evitar transtornos aos clientes. Além da produtividade das equipes, enquanto uma vistoria pode demorar horas, a instalação do aparelho demora 30 segundos.

Fraude x Furto

Problemas ocasionados no setor de distribuição, ou seja, a perda da energia, são um dos grandes problemas sofridos pelas Companhias de Energia Elétrica. O problema pode ser decorrente de uma falha técnica no trajeto da energia ou as perdas comerciais, que são o furto e a fraude de energia elétrica. Para a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) “furto é caracterizado pelo desvio direto de energia da rede elétrica das distribuidoras para o consumidor ilegal, o que faz com a energia seja utilizada mas não contabilizada como tal, levando às perdas.” Já a “fraude, o consumidor é registrado por parte da distribuidora, mas faz adulterações em seu sistema de fiações elétricas da sua residência/comércio/indústria – de modo que, apesar de consumir uma quantidade X de energia, só pague efetivamente por uma parte menor desse consumo.”

Infográfico: Marina Matos

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s