Jogos Universitários tem início neste final de semana

Por João Augusto Damasceno

Competição e farra. Essas são as duas palavras que melhor definem o intuito de qualquer competição universitária entre as faculdades de Campinas. E os primeiros torneios tem início neste final de semana. O “InterPsico”, para alunos do curso de psicologia e o “Jogos Jurídicos Estaduais”, para alunos de direito, começaram a valer a partir de ontem.

Em Santa Rita do Passa Quatro (SP), cerca de 150 km da capital paulista, os alunos de psicologa PUC-Campinas mostram estar animados. Quem garante isso é Ricardo Torres Babini Júnior, calouro do curso diz estar muito ansioso principalmente por ser seu primeiro ano não tenho noção de como funciona, mas espero me divertir muito”. Porém, a diversão fica para depois dos jogos, como lembra Babini. “Em primeiro lugar, espero ganhar no Handball, para depois poder curtir a festa e a vitória”.

(Time da Atlética de Comunicação da PUC Campinas: Meta é trazer medalha de ouro Crédito: João Augusto Damasceno)
(Time da Atlética de Comunicação da PUC Campinas: Meta é trazer medalha de ouro (Foto: João Augusto Damasceno)

Preparação
Já em Araraquara (SP), a 185 km de Campinas, os “Jogos Jurídicos” deixam os participantes em contagem regressiva, conforme explica Letícia Biazolli, estudante do 4º ano do curso. ”Desde quando acabaram os jogos no ano passado, já calculo o tempo que falta para o de 2015. É um momento único.” Letícia também fala sobre a preparação alguns dias antes do início. “Eu começo a me planejar com uma semana de antecedência. Roupa, comida, uniforme de jogo, dinheiro… São várias coisas pra se preocupar.”

A preparação realmente é essencial para que os torneios façam sucesso e sejam organizados. Segundo o presidente da Associação Atlética Acadêmica de Comunicação e Artes, João Pedro Garrio, o esforço feito é válido . “São reuniões de madrugada, viagens cansativas até São Paulo, noites mal dormidas… Mas quando você ouve qualquer aluno elogiar, você sente que sua missão foi feita com sucesso”. Os cursos de comunicação da PUC-Campinas participam dos Jogos Universitários de Comunicação e Artes (JUCA), que acontece na primeira semana de Junho. João Pedro afirma que está otimista para esse ano. “Além de curtir muito as festas, como a PUCCaamp sempre fez, esse ano temos em mente que iremos entrar no jogos pra ganhar. Estou confiante.”

Com muitas competições em variadas cidades do interior de São Paulo, os alunos organizam sozinhos toda a preparação, como por exemplo transporte para as cidades, valores de convites de festas e as atrações principais das festas. Cada atlética faz o seu trabalho para que no final, todos tenham o mesmo resultado, como afirma Garrio.”Eu, como presidente da atlética de Comunica, faço o melhor para que os alunos que estou representando consigam aproveitar. E sei como é complicado, pois tenho colegas que trabalham em atléticas de outros cursos e passam o mesmo. Mas o importante é olhar para trás e ver que valeu a pena.”

Editado Por: Vinicius Tavares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s