Valinhos inicia curso de ‘Defesa Civil Mirim’ para alunos da Rede Municipal

Por Alícia Fusco

16937268172_3e2bfa3591_z
As crianças se divertem enquanto recebem as palestas (Foto: Rodolfo Soares)

A Defesa Civil de Valinhos, juntamente a Prefeitura, retomou este mês o programa de ‘Defesa Civil Mirim’ que beneficia escolas da Rede Municipal de Ensino e busca conscientizar cerca de 340 alunos do 5º ano. O programa que é referência no país traz informações e conceitos de segurança para a prevenção de acidentes. De acordo com o diretor do Departamento de Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura, Edilson Bruscalin, “as crianças são multiplicadoras, então ao trazer informações a elas é estar passando também para os pais, que vão se engajar nos projetos e aprender com os filhos a criar uma comunidade melhor”.

O projeto surgiu em 2007 e em sua oitava edição já beneficiou cerca de 3 mil crianças de maneira direta. Anteriormente, as escolas eram escolhidas de acordo com a área de maior risco em que estariam instaladas, e hoje, o projeto foi ampliado para quatro escolas municipais, que recebem no período de três meses, palestras, cursos práticos e visitações a ambientes como o bombeiro e o canil da cidade semanalmente.

Nos meses de treinamento, os alunos recebem informações sobre meio ambiente, enchentes e alagamentos, além de noções de prevenção de acidentes relacionados a incêndios, condutas humanitárias, prevenção ao uso de drogas e ao final de cada programa, é feita uma “formatura” o qual os jovens recebem um uniforme da defesa civil e um certificado que os qualifica para ajudar a comunidade em ações preventivas.

11048663166_48119f412d_z
Formatura dos Agentes Mirins (Foto: Rodolfo Soares)

O programa conta com diversas parcerias que além de colaboradores, ministram palestras de forma de forma didática aos alunos com conteúdos voltados a segurança do segmento. “Os pré-adolescentes ficam surpreendidos. Eles levam as atividades a sério, transportam os aprendizados para os pais e vizinhos, engajam os professores, e ficam extasiados com os encontros práticos. A novidade ajuda a assimilar as questões de segurança, pois eles percebem quanto este ato é importante ao realiza-lo na prática e isto os deixam muito encantados”, afirma o diretor.

Editado por Marília Alberti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s