Por Raíssa Bazzo
O livro Infância Roubada foi lançado ontem, dia 14, na Câmara Municipal de Campinas. Nele, estão histórias de mães e filhos – ainda crianças – de presos políticos, perseguidos e desaparecidos da ditadura. Com fotos de pessoas e documentos, é possível visualizar o que é dito em forma escrita.

O lançamento foi promovido pelo vereador Pedro Tourinho (PT), no qual estavam presentes o ex-deputado estadual e ex-presidente da Comissão, Adriano Diogo, além de três vítimas da ditadura ainda na infância.

Durante o evento, ao ouvir um pouco mais sobre a história das vítimas que têm depoimentos contidos no livro, as pessoas se emocionaram. Eram crianças de dois a dez anos que, hoje, possuem entre 40 e 50 anos. O tema das manifestações também foi bastante debatido, visto que alguns jovens e adultos estão indo às ruas para pedir a volta do regime militar.
Muitas famílias tiveram os combatentes assassinados sob tortura ou mesmo por fuzilamento. Hoje, são considerados desaparecidos e não mortos pelo regime ditatorial.

O livro é um projeto da Comissão da Verdade Rubens Paiva e resultado de uma série de audiências realizadas em uma semana de maio do ano de 2013.
No site do relatório da Comissão da Verdade é possível conferir todos os casos já julgados, além de conhecer mais sobre os combatentes e toda sua família e formas de torturas que foram utilizadas.
Editado por Gustavo Gianola