Livro que aborda crianças atingidas pela Ditadura será lançado em Campinas

Infancia roubada
Infância Roubada será lançado amanhã em Campinas (divulgação)

Nesta terça-feira (14) às 14h30, a Câmara Municipal de Campinas faz o lançamento do livro Infância Roubada: crianças atingidas pela Ditadura no Brasil, elaborado pela Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”. O livro contém histórias de mães e filhos de presos políticos, perseguidos e desaparecidos da ditadura.

No período mais “nefasto” da ditadura, quando as técnicas de tortura já não conseguiam as respostas que queriam, crianças foram a última fronteira da barbárie que se instalara no país. As vezes as torturas eram em “família”, pais, mães e filhos compartilhando as torturas e humilhações.

Suicídio

Caso emblemático quando se trata de crianças torturadas no Brasil é o de Carlos Alexandre Azevedo, preso com os pais em 1974 quando tinha apenas um ano e oito meses. Segundo seu pai, Dermi Azevedo, o Cacá foi torturado nas dependências do Dops (Departamento de Ordem Política e Social) de São Paulo, sofrendo lesões que permaneceram ao longo da vida. Durante sua vida, Cacá teve histórico de depressão e fobia social e acabou se suicidando em fevereiro de 2013, ao ingerir grande quantidade de remédios. Dermi conta a história de seu filho no livro.

O evento de lançamento do livro é promovido pelo vereador Pedro Tourinho (PT) e terá a presença do deputado estadual Adriano Diogo, ex-presidente da Comissão da verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”, além de Ñasaindy Barret e Ernesto Nascimento, vítimas da ditadura ainda na infância. Ernesto Nascimento foi torturado quando tinha quase dois anos de idade, já Ñasaindy Barret foi deixada em Cuba por seus pais que nunca mais voltaram quando tinha apenas um ano e oito meses, de volta ao Brasil viveu por 16 anos na clandestinidade.

O evento acontece no Plenário da Câmara Municipal, na Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, Ponte Preta, e é aberto a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s