Por Carolina Dias
Apesar da instabilidade enfrentada pela economia nacional, o consumidor brasileiro adquire um novo celular a cada 13 meses, em média. Essa estimativa foi apresentada por Roberto Soboll, diretor de produtos da Samsung, em entrevista concedida à Revista Exame. Segundo ele, a tendência é que esse prazo se mantenha estável por enquanto.
A estudante de jornalismo, Martha Rodrigues costuma ter 2 celulares por ano e, ao total, já foram 17! “Os 4 últimos celulares eu troquei simplesmente porque estavam ultrapassados. Eu parcelo em 6 vezes para que quando acabe de pagar um, já possa comprar outro e parcelar em 6 vezes novamente”, relata a estudante.

O que chama a atenção é o fato dessa situação se manter mesmo em meio a um cenário econômico delicado, em que o poder de compra é reduzido pela inflação, pela alta do dólar, entre outros fatores. No entanto, o pesquisador e economista Fernando Nogueira explica que a alta dos juros e a queda da renda real não interferem de forma intensa na elasticidade do consumo.
Segundo Nogueira, a maioria dos consumidores compra por verificar que “as prestações cabem no bolso”. “Constatou-se que 80% dos consumidores preferem comprar de forma parcelada e são mais suscetíveis à redução do número de parcelas do que à alta dos juros”, explica o economista.
Vale ressaltar, ainda, que o perfil do smartphone comprado pelo consumidor brasileiro mudou radicalmente nos últimos 18 meses. A tendência agora são celulares um pouco maiores, com cerca de 4.5 e 5 polegadas. Com relação ao preço, a maioria das vendas estão ocorrendo na faixa de preço média, com valores entre R$ 700,00 e R$ 1.000,00.
Editado por Ricardo Andrade