Mesmo com cenário econômico desfavorável, brasileiro troca de celular a cada ano

Por Carolina Dias

Apesar da instabilidade enfrentada pela economia nacional, o consumidor brasileiro adquire um novo celular a cada 13 meses, em média. Essa estimativa foi apresentada por Roberto Soboll, diretor de produtos da Samsung, em entrevista concedida à Revista Exame. Segundo ele, a tendência é que esse prazo se mantenha estável por enquanto.

A estudante de jornalismo, Martha Rodrigues costuma ter 2 celulares por ano e, ao total, já foram 17! “Os 4 últimos celulares eu troquei simplesmente porque estavam ultrapassados. Eu parcelo em 6 vezes para que quando acabe de pagar um, já possa comprar outro e parcelar em 6 vezes novamente”, relata a estudante.

11139526_908732945816639_655526577_n
Martha Rodrigues exibe alguns, dos muitos, celulares que já teve

O que chama a atenção é o fato dessa situação se manter mesmo em meio a um cenário econômico delicado, em que o poder de compra é reduzido pela inflação, pela alta do dólar, entre outros fatores. No entanto, o pesquisador e economista Fernando Nogueira explica que a alta dos juros e a queda da renda real não interferem de forma intensa na elasticidade do consumo.

Segundo Nogueira, a maioria dos consumidores compra por verificar que “as prestações cabem no bolso”. “Constatou-se que 80% dos consumidores preferem comprar de forma parcelada e são mais suscetíveis à redução do número de parcelas do que à alta dos juros”, explica o economista.

Vale ressaltar, ainda, que o perfil do smartphone comprado pelo consumidor brasileiro mudou radicalmente nos últimos 18 meses. A tendência agora são celulares um pouco maiores, com cerca de 4.5 e 5 polegadas. Com relação ao preço, a maioria das vendas estão ocorrendo na faixa de preço média, com valores entre R$ 700,00 e R$ 1.000,00.

Editado por Ricardo Andrade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s