O termo em inglês refere-se a postura inadequada diante dos smartphones
Por Karina Danielle
O americano quiropraxista Dean Fishman criou e registrou o termo “text neck” para explicar as lesões por esforço repetitivo para o corpo, causada por envio de mensagens de texto excessiva e uso abusivo de dispositivos eletrônicos portáteis.Segundo a eMarketer, empresa especializada em pesquisas que envolvem o mercado digital, só no Brasil há 38,8 milhões de pessoas que utilizam smartphones, o sexto maior do mundo.

Wilma Shiraishi, fisioterapeuta, afirma que a má postura para utilizar o celular pode causar diversos males a saúde a curto e médio prazo.No inicio, pode haver dores musculares na região do pescoço, ombros e membros superiores acompanhados da sensação de peso, cansaço, dor de cabeça e mal estar. A longo prazo os danos podem ser ainda maiores, já que sem a consciência postural e a sobrecarga com a cabeça inclinada para baixo há um risco de comprimir a coluna cervical levando a uma hérnia discal, desvio da coluna, cifose dorsal e ao quadro de tendinite de mãos, dedos, punhos e ombros. “Além de tudo isso, pode-se prejudicar a visão, sem contar que o uso excessivo de smartphones tende a diminuir o contato social com amigos e família”, acrescenta a fisioterapeuta.
Dean Fishman fundou o Instituto Text Neck, em Plantation, Flórida, onde se trata lesões causadas pela tecnologia. Lá o tratamento inclui quiropraxia, fisioterapia, massagem terapêutica, descompressão medular e exercício planejado.Se você não pode ir até a Flórida, Wilma Shiraishi dá dicas de alguns cuidados importantes na hora de usar o smartphone de maneira correta.
O que fazer?
1) Evite usar o celular no colo, pois essa ação faz com que a pessoa fique olhando para baixo, prejudicando a postura; se não conseguir coloque uma almofada para reduzir a inclinação da cabeça e manter a postura ereta.
2) Acesse o aparelho na altura dos olhos.
3) O ideal seria apoiar o braço sobre a mesa e manuseá-lo para reduzir a tensão dos músculos.
4) A cada 1 hora realize uma pausa de 10 min , mexa o pescoço, ombros e braços
A fisioterapeuta ainda ressalta que a prevenção com exercícios de alongamento é de extrema importância, mas para ser adequado deve ser tratado individualmente, caso a caso. “Ao surgir um sintoma procure um especialista da área da saúde para avaliação dos exercícios que poderão ser realizados”, conta.
Além destes cuidados, Dean Fishman criou o aplicativo Text Neck Indicator como forma de prevenção, que poderá te lembrar a postura correta bem na hora que estiver utilizando o aparelho eletrônico. O app está disponível no Google Play para Android e o vídeo abaixo explica como o aplicativo funciona:
Editado Por: Vinicius Tavares