Por Letícia Oliver
14.091 pessoas foram infectadas pelo vírus da dengue em Campinas só no primeiro trimestre de 2015. Esse é o número divulgado há pouco pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), que também confirma um total de três mortes pela doença. Além disso, outros seis óbitos continuam sendo investigados e 5.122 aguardam resultado de exames laboratoriais.
Os dados assustam. O último balanço divulgado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo apontava 8.963 confirmações e o aumento ultrapassa os 90%. Em relação às mortes, foram confirmadas mais duas só em março, já que a primeira aconteceu em fevereiro.
O projetista Semaias Gomes tem 28 anos e foi uma das vítimas da doença. É a segunda vez que ele adquire dengue nos últimos três anos. Além dele, a família também contraiu o vírus. “Estou me recuperando ainda. Aqui no bairro está uma epidemia e o posto de saúde está lotado em qualquer hora do dia. Não tem um vizinho, parente ou amigo que não tenha um caso na família”, afirmou o morador do bairro Jardim São Marcos.
Os números colocam a cidade com o segundo pior índice epidêmico da história, ultrapassando os resultados de 2007, com 11.442 registros da doença.
O Exército Brasileiro e a Guarda Municipal foram acionados para auxiliar na realizações de ações no combate à dengue no município.

DENGUE EM LIMEIRA
Outra cidade da região que também vem sofrendo com a dengue é Limeira. A assessoria de imprensa da Prefeitura divulgou o novo balanço nesta tarde: agora são 6.396 casos confirmados, 10 mortes e mais cinco sob investigação. Mais de 20 mil notificações foram feitas nas unidades de saúde do município.