Sabesp suspende medidas adotadas para economia de água em SP

Logo Sabesp
Suspensão atinge cidades da região abastecidas pela concessiorania

Por Joycy Cintra

Depois de nove meses em vigência, a decisão da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)  pela suspensão das medidas foi tomada devido a melhora da situação da bacia do rio Piracicaba. Segundo a assessoria de imprensa da Sabesp “a situação hidrológica favorável encontrada atualmente levou a Sabesp a suspender as medidas de incentivo e de contingência”.

A suspensão entra em vigor a partir do dia 17 de abril. Os novos valores são de acordo com a tarifa vigente definida pelo comunicado 07/2014, de 27/12/2014, disponível no site da concessionária. “As contas de consumo emitidas do dia 17 em diante terão computados somente os valores referentes ao consumo do cliente, levando em conta a tarifa vigente” informa da Sabesp.

A medida de incentivo foi adotada em junho do ao passado e concedia desconto a partir de 10% para quem economizasse água. O desconto era dado de acordo com a economia do cliente. Já a medida de contingência começou a valer e janeiro de 2015 e foi baseada num estudo feito entre janeiro de 2013 e fevereiro de 2014, que traçou a média de consumo dos clientes.

Quem consumia acima da desta média era taxado em 20% e pagava 40% do valor da conta. O sistema era progressivo. O cliente poderia ser taxado e até 100% do valor da conta. Cinco cidades da região metropolitana de Campinas são abastecidas pela concessionaria: Morungaba, Hortolândia, Paulínia, Itatiba e Monte Mor.

Cantareira

O sistema Cantareira registrou 18,9% da capacidade de armazenamento, segundo levantamento divulgado hoje (30) pela Sabesp. É a 24º alta seguida do manancial. Após seis dias, voltou a chover nos reservatórios. Somente a segunda cota do volume morto foi recuperada. E preciso que o sistema de reservatorios chegue à 29% para cobrir a primeira cota do volume morto e chegar a 0% do volume útil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s