
Por Bárbara Garcia
O Projeto-piloto de ponto de ônibus com energia solar foi inaugurado no dia 8 de fevereiro e é resultado da parceria da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) com a empresa privada AIC Soluções em Aço. Não houve investimento público na obra, e a Emdec não soube informar o valor do projeto. A ideia surgiu da necessidade de se investir em energia limpa e renovável.
Para a usuária Gislene Alves Dias, 40 anos, a iniciativa é interessante, mas deveria ser melhor divulgada. “Eu nunca tinha ouvido falar do projeto, conheci hoje. Se existisse mais divulgação seria um atrativo para mais pessoas visitarem a Lagoa”, afirma. Segundo a Endec o projeto ganhará melhor divulgação depois que passar pela fase de testes. A empresa também informou que se o projeto for bem aceito passará por aprimoramentos e poderão ser instalados novos pontos pela cidade, sem data prevista para inauguração.
A obtenção da energia ocorre por meio de placas com células sensíveis a luz (fotovoltaicas). Quando os fótons de luz solar incidem sobre os átomos das placas, imediatamente elétrons são liberados produzindo corrente elétrica. O equipamento também possui uma bateria que armazena a energia captada. No ponto há iluminação e tomadas para carregar celulares, além de acento preferencial e local reservado para cadeira de rodas.
Segundo a Emdec, a Secretaria da Pessoa com Deficiência foi consultada em relação à acessibilidade, e se o projeto for bem avaliado passará por readequações que incluirão novos itens. A Empresa também informou que ainda não há um levantamento do número de pessoas que frequentam o ponto diariamente.

A programação das linhas de ônibus não foi alterada por conta do projeto piloto. Atualmente, só o ônibus 171 da linha azul para no local, tanto de segunda a sexta quanto aos fins de semana. O itinerário do veículo sai do Campinas Shopping, passa pela Vila Industrial, José Paulino, Lagoa do Taquaral e depois segue sentido Shopping D. Pedro

Editado por Willian Sousa