Projeto de ponto de ônibus sustentável é pouco divulgado e recebe apenas veículo 171 da linha azul

A auxiliar conferente Gislene Alves Dias espera ônibus 171 em sua primeira visita à Lagoa do Taquaral (Foto: Bárbara Garcia)
A auxiliar conferente Gislene Alves Dias espera ônibus 171 em sua primeira visita à Lagoa do Taquaral (Foto: Bárbara Garcia)

Por Bárbara Garcia

O Projeto-piloto de ponto de ônibus com energia solar foi inaugurado no dia 8 de fevereiro e é resultado da parceria da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) com a empresa privada AIC Soluções em Aço.  Não houve investimento público na obra, e a Emdec não soube informar o valor do projeto.  A ideia surgiu da necessidade de se investir em energia limpa e renovável.

Para a usuária Gislene Alves Dias, 40 anos, a iniciativa é interessante, mas deveria ser melhor divulgada. “Eu nunca tinha ouvido falar do projeto, conheci hoje. Se existisse mais divulgação seria um atrativo para mais pessoas visitarem a Lagoa”, afirma. Segundo a Endec o projeto ganhará melhor divulgação depois que passar pela fase de testes. A empresa também informou que se o projeto for bem aceito passará por aprimoramentos e poderão ser instalados novos pontos pela cidade, sem data prevista para inauguração.

A obtenção da energia ocorre por meio de placas com células sensíveis a luz (fotovoltaicas). Quando os fótons de luz solar incidem sobre os átomos das placas, imediatamente elétrons são liberados produzindo corrente elétrica. O equipamento também possui uma bateria que armazena a energia captada. No ponto há iluminação e tomadas para carregar celulares, além de acento preferencial e local reservado para cadeira de rodas.

Segundo a Emdec, a Secretaria da Pessoa com Deficiência foi consultada em relação à acessibilidade, e se o projeto for bem avaliado passará por readequações que incluirão novos itens. A Empresa também informou que ainda não há um levantamento do número de pessoas que frequentam o ponto diariamente.

Acento preferencial e espaço para cadeira de rodas (Foto Bárbara Garcia)
Assento preferencial e espaço para cadeira de rodas (Foto Bárbara Garcia)

A programação das linhas de ônibus não foi alterada por conta do projeto piloto. Atualmente, só o ônibus 171 da linha azul para no local, tanto de segunda a sexta quanto aos fins de semana. O itinerário do veículo sai do Campinas Shopping, passa pela Vila Industrial, José Paulino, Lagoa do Taquaral e depois segue sentido Shopping D. Pedro

Pedestre espera ônibus no ponto sustentável (Foto: Bárbara Garcia)
Pedestre espera ônibus no ponto sustentável (Foto: Bárbara Garcia)

Editado por Willian Sousa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s