Final da Copa CASA, disputada por internos da Fundação, acontece neste domingo

Por Ricardo Magatti

O grande campeão da XI Copa CASA de Futebol será conhecido neste domingo na partida entre os times formados por jovens internados na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Campinas e Araçá (de Araçatuba). O jogo acontece no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, na preliminar entre Red Bull Brasil e Palmeiras, pelo Paulistão 2015. O competição terá um campeão inédito neste ano.

O ex-jogador do Corinthians e tricampeão mundial pela Seleção Brasileira, Zé Maria, observará o desempenho dos jovens no campo profissional, além de entregar o troféu ao campeão. “A Copa CASA é sempre um sucesso entre os adolescentes. Chegar à final, disputando num campo profissional, é uma motivação e uma realização para eles”, diz Zé Maria que atua como assistente de direção na Fundação.

zé maria
Tricampeão do Mundo com a Seleção Brasileira, o ex-jogador Zé Maria é um dos organizadores da Copa CASA (Foto: Ricardo Magatti)

Promovido pela Fundação CASA em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF), a Copa CASA é um das formas de inclusão social de jovens que vivem à margem da sociedade. Segundo os organizadores do evento, entre eles o ídolo e ex-craque Zé Maria, somente 13% dos jovens voltam às ruas e retornam ao mundo das drogas e violência após passarem pelo projeto.

Ao todo, cerca de 1.350 jovens internados em 90 centros socioeducativos de todo o Estado de São Paulo jogaram na Copa CASA. As equipes classificadas para a fase estadual venceram as etapas regionais do campeonato, realizadas pelas 11 divisões regionais da Fundação CASA entre os meses de janeiro e fevereiro.

O time do CASA Campinas venceu a fase local da Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC) e, desde então, só tem obtido vitórias, algumas delas por grande vantagem no placar – como na semifinal contra a equipe de Madre Teresa de Calcutá II, de Iaras, por 6 a 0.

“Os jovens já ficaram felizes quando ganharam a etapa regional. Agora que estão na final, vão se dedicar ainda mais para essa partida”, avalia o diretor do CASA, Wanderlei da Silva Leite.

Sobre a Copa

A Copa CASA de Futebol é organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (GEFESP) da CASA, resultado de uma parceria de 11 anos entre a Fundação CASA e a FPF. Na fase estadual, a Federação cede tanto os espaços para os jogos quanto os profissionais para realizar a arbitragem. Nas etapas locais, as 11 divisões regionais da Fundação CASA realizam seus jogos para selecionar um representante.

Em 2015, cerca de 1.350 jovens internados em 90 centros socioeducativos de todo o Estado participam do evento. Entre janeiro e fevereiro, cada divisão realiza sua etapa local e uma equipe é selecionada para representá-la na fase estadual.

Dos 11 times representantes, oito disputaram as quartas de final, semifinais e finais estaduais da XI Copa CASA. Os jogos ocorreram nas preliminares de partidas do Campeonato Paulista de Futebol, o Paulistão 2015.

O objetivo é incentivar a prática esportiva e ressaltar conceitos como fair play (jogo justo), integração e trabalho em equipe, além de promover o futebol como ferramenta de inclusão social.

 

Editado por Ana Carolina Pertille

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s