Comunica PUCCamp aumenta investimento para o JUCA

Por Cassius Torres

Os Jogos Universitários de Comunicação e Artes (JUCA) de 2015 acontecem na cidade de Araraquara entre os dias 4 e 7 de junho. Para esse ano, a Associação Atlética de Comunicação e Artes da PUC-Campinas realiza o maior investimento em esportes de toda sua história.

Os jogos acontecem uma vez por ano no estado de São Paulo e reúne oito faculdades que disputam 17 modalidades esportivas para determinar um campeão. Dentre as entidades participantes, sete são da capital do estado. A PUC-Campinas é a única representante do interior, o que gerou o apelido de “caipirada”.

Como o nível de competição nos jogos é alto, os alunos treinam entre duas e três vezes por semana. Muitos trabalham durante o dia e estudam a noite, por isso alguns treinos acontecem após o término da aula noturna. Para João Pedro Garrio, presidente da Associação Atlética de Comunicação e Artes da PUC-Campinas, popularmente conhecida como Comunica PUCCamp, esse esforço é necessário. “Não dá para treinar apenas uma vez por semana sabendo que os outros treinam mais do que isso. É preciso dedicação”, afirma Garrio.

Treino de basquete nas quadras da FAEFI
Treino de basquete nas quadras da do Campus I da PUC-Campinas (Foto: Cassius Torres)

A faculdade oferece suas quadras apenas entre as 17 e 19 horas em dias determinados, o que faz com que a Atlética alugue quadras com o dinheiro obtido através das festas para que os alunos treinem em um horário acessível.

O investimento nos esportes é o maior já feito pela Comunica em todos os seus anos de existência, segundo o presidente. “O incentivo da faculdade é muito baixo. Na parte financeira não recebemos repasse nenhum. É difícil arcar com todos esses gastos, mas nossa paixão pela Morsa (mascote da Atlética) nos ajuda a seguir em frente”, conta.

Para a aluna do terceiro ano de jornalismo e atleta Verena Foltran, esse investimento ajuda a motivar os alunos. “Dá pra perceber que os atletas estão mais empenhados. Eles percebem o esforço que a Atlética faz para que os treinos aconteçam e correspondem nas quadras”, diz Verena.

Atletas se aquecendo para o treino de natação.
Atletas se aquecendo para o treino de natação (Foto: Divulgação)

Segundo o presidente, todo o dinheiro investido ajuda a mudar a cultura antiga de que os estudantes participam do evento principalmente pelas festas, dando menor valor aos jogos. “Antigamente nosso nível esportivo era baixo. Por isso a mentalidade do pessoal era outra. Mas estamos conseguindo mudar isso. Ensinamos os bixos desde cedo que além da farra, o mais importante é jogar e ganhar, porque não tem nada mais legal do que representar a sua faculdade e ganhar um título”, finaliza Garrio.

Quem tiver interesse em treinar alguma modalidade é só entrar em contato com a Atlética através da página https://www.facebook.com/morsapuccamp/.

Editado por Ana Carolina Pertille

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s