Objetos esquecidos em Viracopos aumentam a cada ano

Por Laiz Marques

Em 2014, o Aeroporto Internacional de Viracopos se tornou a “morada” de 5.106 objetos esquecidos entre tantas chegadas e partidas, dos quais apenas 1.160 foram restituídos aos seus donos.

Junho e dezembro somam juntos 1.036 objetos, meses esses que as pessoas têm o costume de tirar férias para viajar. Todos eles são encaminhados para o setor de Achados e Perdidos.

dados
Fonte: Aeroporto de Viracopos

Os itens são separados por tamanho, categoria e período em que chegaram, sendo comumente localizados nas áreas de embarque e desembarque por funcionários ou passageiros.

De acordo com o Setor de Segurança do aeroporto, os objetos ficam guardados por 6 meses e dentre eles os mais comuns são carteiras, celulares, livros, brinquedos e bolsas com pertences de higiene pessoal. Malas sem identificação passam pelo raio x e, se não estiverem lacradas, os funcionários procuram por algum documento que possa identificar os donos.image (2)

Se não houve procura pelo objeto no período determinado pela empresa, o item é encaminhado para alguma instituição da cidade, com exceção de documentos e cartões bancários que são destruídos por conterem informações pessoais.

No início desse ano, os meses de janeiro e fevereiro já somam 937 pertences esquecidos dos quais só 165 foram restituídos aos donos. Para recuperá-los é preciso ligar no setor de Achados e Perdidos ou comparecer pessoalmente e descrever como é o objeto que está procurando. Com as descrições em mãos, o funcionário faz uma checagem do objeto e a pessoa ainda deve responder algumas perguntas para confirmar a posse daquele item.

Na retirada, é necessário preencher um formulário com dados pessoais afim de que possa ser contatado caso haja algum problema.

Editado por Willian Sousa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s