Hora do Planeta acontece no sábado (28) e tem adesão de campineiros

Por Bárbara Cintra

11000361_790122781077290_9407534769569039_o
Em 2015, a Hora do Planeta comemora sua nona edição (Foto: Divulgação)

Neste sábado (28) será realizado a Hora do Planeta,  movimento em que empresas e pessoas apagam as luzes por um hora para mostrar apoio ao combate às mudanças climáticas. Organizado pela Rede WWF, a Hora do Planeta 2015 vai marcar o nono ano da campanha. No Brasil, 151 cidades participam do movimento, 61 apenas no estado de São Paulo e entre elas a cidade de Campinas. Os shoppings Dom Pedro e Campinas Shopping e também as franquias do McDonald’s participam pelo quinto e sétimo ano consecutivo, respectivamente.

A primeira edição aconteceu em 2007 na Austrália atraves da Rede WWF-Austrália e levou mais de 2,2 milhões de pessoas e 2.000 empresas a apagar as luzes por uma hora mostrando seu apoio ao combate às mudanças climáticas

Giselle Reis é estudante de jornalismo e conta que faz muito mais do que apenas apagar as luzes por uma hora. “Eu tomo algumas atitudes, como lavar roupa apenas quando há roupa suficiente para encher a máquina inteira, evito tomar banhos longos e mantenho sempre que possível ele na chave de verão, raramente permaneço com a luz acesa em casa, dou preferência para o meu abajur que tem uma lâmpada menor e por isso consome menos”, disse. Ouça no áudio abaixo.

Também aluna de jornalismo, Gabrielle Mazzetti participa do Hora do Planeta há quatro anos conta que costuma acender uma vela nessa intervalo de tempo e rezar. “Agradecer por toda essa energia que o planeta nos proporciona diariamente, toda essa força e ao mesmo tempo como um pedido de desculpas, porque cada dia o ser humano está extrapolando mais os limites da terra”. Gabrielle aproveitou a oportunidade para deixar um alerta. “Nós precisamos ficar atentos, prestar atenção nos impactos que estamos causando ao nosso redor. Cuidar do planeta nunca é demais e sabemos que cada dia fica mais difícil cuidar dele. Então, precisamos ficar mais conscientes.”

Com sede na Suíça, a Rede WWF é composta por organizações e escritórios em diversos países que têm como característica o diálogo com todos os envolvidos na questão ambiental. É considerada, atualmente, uma das mais respeitadas redes independentes de conservação da natureza.

Editado por Ana Carolina Pertille

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s