Editoras intensificam parcerias com blogs e sites literários

Por Bruna Gomes

A maneira de divulgar não é nova, mas firmar parcerias com blogueiros e sites literários como forma de aumentar as vendas está funcionando para as editoras de livros. Segundo Cesar Rabello, autor do livro Eclipse da Vida, propor acordos com os criadores de conteúdo aumentaram em 50% as vendas de seu primeiro trabalho como escritor e primeiro da trilogia que o autor ainda pretende lançar.

O escritor campineiro conta que decidiu acompanhar o desenvolvimento das vendas feitas através de um site antes de se vincular a uma grande editora. Segundo ele, foi mais vantajoso criar sua própria equipe, como uma editora em menor escala, para divulgar e cuidar das redes sociais, criadas para veicularem informações sobre suas obras. Ouça um trecho da entrevista:

Há cerca de oito anos, as grandes editoras já faziam esse tipo de divulgação, no entanto, foi há pouco tempo que esse tipo de publicidade teve destaque na internet. Grandes empresas como Novo Século, Intrínseca e Novo Conceito abriram suas inscrições no começo do ano, colocaram as instruções nas redes sociais e viram uma enxurrada de meninas e meninos, normalmente de 14 a 20 anos, disputando as concorridas vagas para atuarem como parceiros.

Funciona assim: os sites são avaliados e, se tiverem o perfil que editoras desejam, os produtores de conteúdo recebem, por correio, exemplares dos lançamentos. Confira a fala de Cesar Rabello sobre a divulgação nos blogs:

Para fugir da publicidade tradicional, que faz uso de anúncios em veículos jornalísticos, as empresas decidiram ampliar as parcerias a fim de que os blogueiros e blogueiras produzissem mais resenhas e, assim, dessem mais visualização para os novos livros do mercado. Quando questionado sobre essa forma de divulgação, se ela poderia ser a única maneira de levar as novidades ao público, Cesar afirma:

11084607_10152920456428248_1800480784_n
Entrevista com o autor campineiro Cesar Rabello (Foto: Carolina Erbolato)

 

Wislanny Martins, 18, dona do blog Livros da Wis, conta que sua primeira parceria foi em 2014, com a Editora Chiado. Para ela, o acordo feito com a editora ajudou no crescimento de seu espaço literário na internet, pois, além de conhecer escritores portugueses, já que a editora é de Portugal, a empresa acaba ajudando na divulgação de algumas publicações feitas por ela, trazendo outros leitores para conhecer o blog.

A autora do blog Aborto Literário, Natália Assarito, 21, conta que nunca procurou uma editora para fechar algum tipo de colaboração, mas que no começo de 2015 resolveu aceitar a proposta de uma empresa diferente, com produtos inovadores a serem divulgados. “No começo desse mês a editora Rádio Londres entrou em contato comigo, nós negociamos e agora estou esperando chegar o primeiro livro deles” afirma Natália.

“Eu quis ser parceira da Rádio Londres, porque é uma nova no mercado e o tipo de publicação deles é muito semelhante com o objetivo do meu blog”, explica Natália, que estuda Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP). Para ela, a possibilidade de ajudar a divulgar a editora e trazer literatura internacional adulta de qualidade pro blog foi muito atrativa e contribuiu para sua decisão de aceitar a parceria. “São livros e autores praticamente desconhecidos aqui no Brasil, mas premiados no exterior. Eu quis muito contribuir com esse projeto”, completa.

Sem título
Desde 2012 Natália mantém o blog com resenhas de livros (Foto: Divulgação)

 

 

Editado por Ana Carolina Pertille

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s