Com a alta do dólar, estudantes procuram novos destinos para fazer intercâmbio

Por Fernanda Lagoeiro

A alta do dólar está prejudicando estudantes de todo o país. A moeda, que hoje está R$3,20, já chegou a R$3,30 e segue oscilando de valor, fazendo com que os estudantes (a maioria universitários) desistam de fazer intercâmbio, ou procurem destinos alternativos.

Segundo Maurício Mascarenhas, Diretor da CI Campinas, só neste ano houve uma queda de aproximadamente 20% no número de pacotes de intercâmbio adquiridos. “Os mais prejudicados foram os que iam para os Estados Unidos. Tudo subiu de preço, e agora as pessoas estão optando por outros lugares como Canadá, Austrália ou até Nova Zelândia. Apesar de não serem destinos tão baratos, a moeda ainda está mais em conta que o dólar americano”, diz.

info 3
Estudantes optam por outros países com moeda mais baixa

A América Latina também tem sido uma outra opção de destino para intercâmbio, por ser mais barato e não ter necessidade de visto. Porém, como todos os bilhetes de voos são cotados em dólar americano, as viagens internacionais em geral – incluindo para os países da América Latina – estão mais caras. A estudante de Jornalismo Gabrielle Mazzetti estava planejando ir ao Peru realizar um trabalho para a faculdade, mas desistiu por causa da alta do dólar. “Acabou subindo mais do que o esperado, e como eu ia para ficar bastante tempo, filmar, fotografar, ia gastar quase o dobro. Tive que desistir”, conta.

Apesar da variação de valor constante do dólar, Mascarenhas conta que ainda assim é possível viajar. “Como não sabemos sobre o futuro da moeda, o negócio é viajar com tempo para se planejar. É bom ficar atento às promoções de voos, pacotes e acomodações que sempre acontecem. Mesmo com o dólar alto, com as promoções você encontra um valor que vale a pena”, afirma.

Editado por Willian Sousa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s