4.160 acordos firmados na Semana de Conciliação

Por Bruno Alves

I Semana Nacional de Conciliação Trabalhista aconteceu entre 16 e 20 de março (Foto:Denis Simas)
I Semana Nacional de Conciliação Trabalhista aconteceu entre 16 e 20 de março (Foto:Denis Simas)

Dados divulgados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15º Região, mostram que 68% das audiências realizadas durante a I Semana Nacional de Conciliação Trabalhista resultaram em conciliação. No total foram 6.116 audiências entre 16 e 20 de março, com 4.160 acordos celebrados. Em setembro do ano passado, no mutirão da justiça do trabalho, foram 2.397 acordos, na 15ª Região.

Com o slogan “Outra forma de estender a mão é conciliar”, a campanha foi coordenada pela desembargadora Gisela de Araujo e os Centro Integrados de Conciliação(CIC) de 1ª e 2ª instancia auxiliaram em todas as audiências. São 14.217 pessoas beneficiadas resultando em R$ 91.804.803,75 que foram pagos a reclamantes trabalhistas.

O presidente do TRT, desembargador Lorival Ferreira, é um defensor da conciliação e diz que “a Justiça do Trabalho tem vocação conciliatória. Devemos lançar um novo olhar para a conciliação e quebrar o paradigma da cultura da sentença que existe no país”.

É possível solicitar uma audiência de conciliação, a qualquer momento, pela internet, através do Formulário Conciliar, disponível no site do TRT15. Ao preencher o formulário, o solicitante deve informar seus dados e o número do processo. A mensagem será encaminhada à Vice Presidência Judicial do Tribunal ou diretamente à Vara do Trabalho onde tramita a ação, para agendamento da audiência de conciliação.

Editado por Willian Sousa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s