Por Paula Rodrigues

A procura pelo intercâmbio entre os adolescentes tem crescido nos últimos anos. Em 2014, mais de 15 mil brasileiros, de 10 a 17 anos, fizeram intercâmbio, segundo dados do Instituto Internacional de Educação (IIE).
Além de aprender outro idioma, os jovens buscam contato com pessoas e culturas diferentes para adquirirem novas experiências. Thaís (16) diz: “Vim para feira para escolher um país bem diferente que o nosso, quero conhecer e vivenciar um dia-a-dia que não seja igual o daqui”.
A feira, realizada na última terça-feira (24) em Campinas, contou com 30 representantes de instituições internacionais, os participantes e seus familiares puderam tirar dúvidas, assistir palestras de especialistas da área, além de treinar outros idiomas.
Com o evento especializado em intercâmbio para adolescentes, a CI tem como objetivo se aproximar desse público, mostrando que essa viagem é acessível a todos. A Diretora de Marketing, Larissa Charnet, diz que “a CI quer garantir um intercâmbio seguro, divertido e com muito aprendizado. Acreditamos na importância dessa vivência internacional para a vida do adolescente, é uma experiência inesquecível e transformadora”.
O público principal é o jovem, mas as famílias e os responsáveis são os que mais têm dúvidas e receios. Bruna Martins, professora, mãe de João (15), conta que conversou com 8 instituições para saber tudo sobre os programas e pacotes de viagem. Ela diz: “Quero ter a certeza que meu filho estará protegido em outro país. Acho muito legal que ele passe por isso, mas preciso ter garantia que tudo estará bem”.

Para abordar todos esses anseios dos pais e dos jovens, a feira conta com palestras. Alexandra Capriolli, diretora de turismo de Campinas, expõe suas experiências e conta como foi quando seus filhos fizeram intercâmbio. “Apesar do meu cargo, aqui eu falo como mãe de intercambista, pois acho importante os pais se sentirem seguros e terem consciência da importância desse momento para seus filhos”, comenta.
A Feira de Intercâmbio 7 a 17 anos da CI também será realizada no Rio de Janeiro, no dia 26 de março, em Ribeirão Preto, no dia 28 de março, em Jundiaí, no dia 30, e em Sorocaba, no dia 31. A entrada é gratuita.
Editado por Willian Sousa