Por Sérgio Moreira Junior
O Prof. Me. Luiz Roberto Saviani Rey lançou na noite de ontem (24), “O menino herói da guerra paulista”, livro que relata fatos históricos romantizados sobre a atuação de cidade de Campinas na Revolução Constitucional 1932, quando sofreu bombardeios do governo getulista vigente.
“Campinas só não é mais mencionada nos livros de história devido a tacanhez dos historiadores”, afirma Saviani, “mesmo com a autonomia e a independência econômica desde os tempos de transição do império para a república, a cidade sempre pertenceu à sub história”.

O enredo do livro se divide em duas partes: o contexto histórico da época, desde a revolução de 1930 com a tomada do poder por Getúlio Vargas até 1932, e a história do escoteiro Aldo Chioratto, que morreu aos nove anos atingido por uma bomba lançada pelos vermelhinhos, – aviões do governo provisório – além de documentar, também, a participação do batalhão formado por dois mil voluntários da cidade nos episódios da Revolução Constitucionalista de 1932.
Saviani é campineiro, e confessa que a ficção histórica é permeada pela paixão que sente por Campinas, herdada de seu pai, que contou a história de Aldo para ele já na infância. O livro editado pela Editora Pontes contém 148 páginas, mas segundo o autor poderia ter 300 se houvesse financiamento externo.
Editado por Bruna Gomes