Prefeitura de Sumaré decreta epidemia de dengue

Aedes aegypti
Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue sugando sangue humano. (Foto: Divulgação/ Fabrizio Pensati)

Por: Marcela Castanho

Sumaré bate recorde e registra mais de 2 mil casos de dengue no município após decretar, em fevereiro, estado de emergência. Em relação aos últimos cinco dias, um aumento de 46,3% de casos foi constatado na cidade. Até o dia 18 deste mês eram 1.394 casos, hoje são 2.040. 

Uma morte já foi confirmada na cidade e outras duas vítimas ainda estão sendo investigadas sobre o motivo. Em 2014, a cidade da Região Metropolitana de Campinas registrou quatro mortes e 3.216 casos ao longo do ano inteiro.

A Prefeitura  afirmou que está fazendo ações antidengue. Além do Disk- Dengue e das visitas residenciais feitas pela Vigilância Sanitária, a Prefeitura em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), estão fazendo nebulizações (popularmente chamados de “fumacê”) nos bairros mais afetados, como o Jardim Maria Antônia (região Centro-Oeste), bairro com maior incidência de pessoas infectadas pelo Aedes aegypti. São 402 casos registrados apenas nessa região.

Hoje (24) e amanhã (25), a ação de nebulização vai ser no Jardim Viel, região do Maria Antônia. No Jardim Dall’Orto, a nebulização irá até quinta (26).

Bruna Pazoti, moradora do Maria Antônia desde 2001, foi diagnosticada com dengue há três dias e afirma que a Prefeitura está realizando as ações. “Mesmo doente, sem vontade de nada, é bom ouvir a campainha e ver que a prefeitura está fazendo o que prometeu. Ninguém espera pela dengue, não é? A gente acha que ela não existe e não é uma coisa séria até a gente pegar e sentir na pele”, comenta Bruna.

Nesta terça-feira, das 18 às 21h, terá uma ação com nebulização veicular em áreas do Parque Industrial Bandeirantes 1 e 2, Vila Residencial Bandeirantes e Vila Operária.

Promover a vigilância à saúde, implementando ações e programas de vigilância epidemiológica e sanitária na cidade são as metas de Roberto Batista Vensel, Secretário Municipal de Saúde. “Nós queremos o bem da população e da nossa cidade. Iremos acabar com essa praga”, afirma Roberto.

SERVIÇO:

Disk-Dengue Sumaré: (19) 3883-6014

Dengue Sumaré
Campanha da Prefeitura de Sumaré conta a dengue. (Arte: Campanha conta a dengue Prefeitura de Sumaré)

Editado por Willian Sousa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s