Crescente demanda por livros infantis estimula programação de eventos para o setor

Por Carolina Barboza

_DSC0003
Venda de livros infantis avançou 1,9% entre o 1º semestre de 2013 e o 1º semestre de 2014 (Foto: Carolina Barboza)

Entonações de voz e expressões faciais ganham vida na contagem de histórias para as crianças. A interpretação é um recurso utilizado com frequência por pais e educadores e, junto aos eventos literários, fomentam o crescimento do setor de livros infantis. “Chega de noite, a gente sempre tem o momento ‘agora eu vou contar história’. Pego um gibi ou um livrinho e conto, faço vozes e palhaçadas’”, explica a Relações Públicas Ana Carolina Lopes, mãe da Beatriz de 6 anos e da Maria Luiza, de 3, que estimula a leitura através das falas, gestos e idas aos eventos.

De acordo com pesquisa realizada pela GfK Brasil, os livros dedicados às crianças representam o segundo gênero mais vendido, ficando atrás apenas da literatura estrangeira. No primeiro semestre de 2014, os livros infantis atingiram 19,5% das vendas totais no país, avanço de 1,9% em relação ao mesmo período de 2013, quando o número bateu a marca de 17,6%.

_DSC0105
Livraria Saraiva promove contagem de histórias para crianças semanalmente (Foto: Carolina Barboza)

Vendedora da livraria Saraiva, Gilsilene do Carmo sente o avanço no interesse pela leitura entre o público jovem. “Uma coisa que eu fico impressionada é falar assim ‘senta todo mundo que eu vou contar uma história’ e eles param”, afirma. A loja promove contagem de histórias todo sábado às 16h, evento que reúne, em média, 15 crianças.

Situação semelhante também pode ser vista na Livraria de Vila, em Campinas. Durante o período de férias escolares, a unidade chega a organizar encontros diários para o público infantil, que atende aos eventos em massa: são de 100 a 150 crianças. A livreira Manoela Mazzoni explica que há muitas maneiras de atrair os jovens leitores aos encontros. “Quando você tem uma contagem de história, você tem uma interpretação. Quando você tem autógrafo, você aproxima o público do autor. Então você tem vários estímulos. Até mesmo uma peça de teatro referente a algum livro acaba incentivando”, atenta.

Na Feira de Livros “Book Lovers – Ler está na moda”, promovida pelo shopping Iguatemi desde o dia 4 de março em Campinas, Ana Carolina levou as filhas para escolher novos títulos e conta que vê a programação cultural como estímulo de compra e troca de exemplares. “Nosso gasto é grande. A gente procura algumas opções mais em conta, para que a gente possa ter uma rotatividade de livro (…) Todo mês tem livro novo em casa. Amamos bienal e essas feirinhas que agora tem bastante”, relata. O evento, destinado ao público infantil e infanto-juvenil, acontece na praça de eventos do terceiro piso do shopping até o final deste mês.

_DSC0030
A feira de Livros “Book Lovers – Ler está na moda” segue programação até o final de março no shopping Iguatemi Campinas (Foto: Carolina Barboza)

Serviço

Feira de Livros “Book Lovers – Ler está na moda”

Data: até 31 de março

Local: praça de eventos do terceiro piso do Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)

Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h (contações de histórias aos domingos, às 16h)

Editado por Willian Sousa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s