‘Páscoa é momento de irracionalidade’, aponta presidente do Sindicato dos Economistas

Por: Rafaela Barbosa

A páscoa se aproxima e os preços dos ovos de chocolate assustam os consumidores. Muitos optam por comprar ovos caseiros ou até mesmo fazer em casa, enquanto outros não desistem do bom e velho ovo de supermercado. “O fabricante e o comerciante acrescentam aos seus custos um percentual de ganho, não tão elevado que inviabilize a venda. Mas a páscoa, assim como o natal, o dia das mães, dos pais e dos namorados, é um momento de certa irracionalidade. Por isso, os abusos podem ocorrer, dado eu o consumidor não trabalha com a racionalidade, e sim com o desejo, e os vendedores sabem disso”, explica Pedro Pedro Afonso Gomes, presidente do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo.

Isabella de Vito costuma presentear as crianças da família com ovos de páscoa comprados em supermercado, mesmo diante dos altos preços: “Como minha família tem muita criança, divido com minha mãe. Eu dou metade e ela a outra parte”. Isabella reforça que a compra os ovos é feita pela tradição da data. “Este é o feriado que tenho melhores recordações e quero que as crianças também tenham”, defende.

A comparação dos preços é algo frequente entre os consumidores. (Arte: Rafaela Barbosa)
A comparação dos preços é algo frequente entre os consumidores. (Arte: Rafaela Barbosa)

Diante a demanda das crianças, Simone Garcia, mãe de três filhos, passou a fabricar ovos em casa, garantindo o sabor, a qualidade e o preço. “O difícil não é gastar, mas a má qualidade dos produtos oferecidos, ou seja, pagar muito por quase nada”, acredita.

Embora a data seja celebrada com ovos de chocolate, nem sempre o bolso está disposto a colaborar. Gomes sugere que sejam avaliadas as circunstâncias, para que a decisão seja segura. “Todas essas questões fazem retornar certa racionalidade ao consumo”, finaliza.

Editado por Willian Sousa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s