Brasil tem motivos para comemorar Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Por Renata Rosica

Dia 24 de março é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e a Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose, e o Brasil tem vários motivos de comemorações. Reduziu, nos últimos 10 anos, em 22,8% a incidência de casos novos de tuberculose e em 20,7% a taxa de mortalidade da doença e como consequência alcança mais uma das metas dos Objetivos do Milênio (ODM) de combate à tuberculose, com três anos de antecedência. O Brasil assumiu o compromisso de reduzir em 95% as mortes e em 90% o coeficiente de ocorrências da doença até 2035.

A redução da incidência da tuberculose caiu de 43,4 para 33,5 casos para cada 100 mil habitantes e a mortalidade de 2,9 para 2,3 para cada 100 mil/hab. Em 2014 foram notificados 68 mil casos no país. A tuberculose infectou 9 milhões de pessoas em 2013 e 80% dos casos estão concentrados em 22 países, incluindo o Brasil.

Ouça o Ministro da Saúde Arthur Chioro falando sobre as medidas tomadas para essa redução.

Na cidade de Campinas os dados encontrados no site oficial da Secretaria de Saúde são de 2010 e mostram cerca de 268 casos novos no ano e um coeficiente de incidência de 26.39 por 100.000 habitantes

Campinas tem um registro sombrio sobre tuberculose, está nos anais da medicina como o segundo caso no mundo com um surto em uma maternidade. Em 2012, mais de 100 bebês foram detectados com o bacilo de Koch de uma enfermeira do Hospital e Maternidade Madre Teodora.

O que são os Objetivos do Milênio?

ODM

Em setembro de 2000, 189 nações firmaram um compromisso para combater a extrema pobreza e outros males da sociedade. Esta promessa acabou se concretizando nos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que deverão ser alcançados até 2015. Em setembro de 2010, os países renovaram o compromisso para acelerar o progresso em direção ao cumprimento desses objetivos.

Editado por Willian Sousa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s