3,4 mil meninas serão imunizadas contra HPV nas escolas de Americana

Por Bárbara Demarchi e Marília Alberti

Inicia nesta quarta-feira, 25, em Americana, a vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) nas escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, em meninas de 9 a 11 anos. A campanha, promovida pela Secretaria de Saúde, mobilizará equipes da Vigilância Epidemiológica e da Unidade de Atenção Básica.

O Ministério da Saúde espera que 80% das 4250 meninas, alvos da ação, sejam

Ação será realizada pela Secretária de Saúde da cidade (Foto: Site da Prefeitura de Americana)
Ação será realizada pela Secretária de Saúde da cidade (Foto: Site da Prefeitura de Americana)

imunizadas em três doses dentro do período de cinco anos, tempo necessário para a finalização das aplicações.

Apesar de recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e utilizada por mais 50 países, algumas mães impedem que as filhas sejam vacinadas. “Conversei com uma médica e fiquei com medo dos efeitos colaterais que a vacina podia trazer a minha filha. Acho que o mais importante é usar métodos contraceptivos, já que a vacina não vai resolver o problema por inteiro”, diz Katia Ravagnani Elias, mãe de Luana Ravagnani, de 12 anos.

Outras mães, como Ângela Hipólito, acreditam que a vacinação realizada nas escolas pode abranger um número maior de garotas. “Minha filha irá tomar a vacina e todas as amigas dela também tomarão. Eu e as demais mães de onde ela estuda esperamos que a campanha tenha bons resultados”, ressalta.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato com a pele ou mucosa infectada, e possui mais de 20 subtipos da Papiloma Vírus Humano sendo 13 deles oncogênicos, ou seja, que causam algum tipo de câncer. A vacina, disponível na rede pública, protege contra quatro subtipos do vírus, e sua eficácia é comprovada apenas em mulheres que não tiveram contato anterior com o vírus, por isso a opção de vacinar meninas de 9 a 11 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s