Projeto esportivo mantém jovens afastados da criminalidade em bairro periférico de Campinas

Por Mariana Maia

1799943_363525997182159_7930822200763206210_o
Um dos times do projeto esportivo Fazendinha F. C. Futsal (Foto: João Paulo Oliveira)

Atuando desde 2013 no bairro Jardim Fazendinha, em Campinas, o projeto Fazendinha F. C. Futsal, desenvolvido por dois moradores da região, o policial João Paulo Oliveira e o seu vizinho, Arivaldo Galves, cria oportunidade para cerca de 130 crianças e jovens entre 8 e 18 anos que residem no local, fazendo com que tenham contato através do esporte com princípios de responsabilidade e cidadania.

“Sou policial militar e trabalho nessa região e por diversas vezes vi algumas dessas crianças nas ruas soltando pipas, jogando bola e, por conta da experiência que tenho, seria certo que a maioria entraria no mundo das drogas e posteriormente no crime. Em setembro de 2013, o meu vizinho e eu resolvemos montar um time de futsal que começou como uma brincadeira numa quadra bem precária aqui do bairro  com apenas uma bola comprada por mim”, relata  João Paulo.

De acordo com os idealizadores, o projeto tem como objetivo ajudar na formação de caráter através da inserção de valores vistos como, na opinião deles, primordiais na sociedade. Além de buscar a integração social e bem estar.

Os treinos do Fazendinha F. C. Futsal ocorrem aos domingos das 8h20 às 14h, divididos conforme a faixa etária, na quadra da escola EMEF Pe. Domingos Zatti, no bairro Parque Fazendinha.

 

Parcerias

mapa
Panorama da região do Parque Fazendinha (Reprodução do Google Maps)

Para sobreviver, o projeto conta com apoio financeiro dos comércios do bairro e doações vindas de pessoas que conhecem e apoiam a ação. Outros parceiros são algumas micro empresas que doam os uniformes, farmácias que fornecem faixas, gaze, soro e remédios e um distribuidor de água que doa galões para hidratar as crianças em dias de jogos.

A meta dos organizadores é conseguir ajuda financeira do município através do programa FIEC (Fundo de Investimento ao Esporte de Campinas), para que consigam expandir o projeto e atingir um número maior de jovens, “e quem sabe disputar campeonatos paulistas”, espera João Paulo.

 

Campeonatos

Dos participantes do projeto, 75 estão inscritos em campeonatos. O Fazendinha F. C. Futsal é tetra campeão do campeonato de Hortolândia, e desde que começaram a participar do campeonato de Campinas, em 2013, eles ficam entre os quatro melhores. “Em dezembro de 2013 já tínhamos 15 meninos de 11 anos, os dividimos então em dois times e os inscrevemos pela primeira vez em um torneio de Hortolândia. Para nossa surpresa, chegamos na final após desclassificar um time que já tinha mais experiência. Restaram nossos dois times para disputar a final. Era nosso primeiro torneio e já éramos campeões e vice”, relembra João Paulo.

Os campeonatos trouxeram visibilidade para alguns atletas do Fazendinha F. C. Futsal que foram descobertos por times de futebol e futsal da região, como o Rio Branco de Americana, Pulo do Gato e Guarani.

DSC02597
Sub 14 em sua estréia no campeonato de Campinas deste ano (Foto: Mariana Maia)

Requisitos

O projeto é aberto para todos os interessados, desde que não tenham nenhuma restrição médica. Mas existem regras que devem ser cumpridas pelos participantes, que ficam sujeitos a penalidades: desde ficar ser treinar até ficar fora de campeonatos. “Nos sentimos na obrigação de cobrar deles que cheguem no horário certo dos treinos, que tirem notas boas na escola , que ajudem os pais nas tarefas da casa, e serem educados. Sempre dizemos para eles: ‘Queremos que vocês sejam bons de bola e bons na escola’. Até agora estamos tendo bons resultados, alguns pais costumam nos agradecer. E isso faz com que tenhamos a sensação de bem estar por estar ajudando não só o jovem, como também a família”, afirma o organizador.

Para Adilson Teixeira de Sousa Junior, 14, obedecer essa regra não é difícil. “Quero continuar a participar do projeto. Gosto de treinar, então sou um bom aluno e ajudo em casa para não sofrer penalidades”, afirma o garoto.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s