Bilhete Universitário registra 8 mil pedidos

Por Guilherme Mazieiro

Em funcionamento há cerca de um mês, ao menos 8.265 estudantes já se cadastraram no Bilhete Universitário para terem direito ao desconto de 50% no valor da tarifa do transporte coletivo de Campinas, segundo a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc). Para pedir o cartão – apenas online no site da empresa – o aluno do curso de graduação em caráter presencial deve estar matriculado em uma Instituição de Ensino Superior, morar a mais de 1 km do campus, desde que seja em Campinas. Para auxiliar no cadastro, confira o passo a passo aqui.

O estudante do quarto ano de Fonoaudiologia da Unicamp, Rafael da Silva, que usa o desconto ressalta que foi um direito conquistado. “Acredito que o benefício irá contribuir para reduzir a evasão”, considerou.

Ter Moraes Sales
O Bilhete Universitário pode gerar até 50% no valor da tarifa (Foto: Divulgação)

O secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, explica que justamente a evasão é um dos problemas do transporte coletivo de Campinas. “A expectativa é de que com o desconto, tenhamos um aumento no número de usuários. O que pode, inclusive, ajudar a sustentar o sistema”, esclareceu.

Cotas do Sistema

Após o cadastro, os estudantes terão um limite na quantidade de desconto, são dez viagens para cada dia obrigatório de presença na instituição. Por exemplo: serão dez viagens mensais para quem presença obrigatória de um dia na semana. E até 20 ao mês para quem tem presença obrigatória duas vezes por semana. O aluno que precisa se deslocar três vezes por semana, são 30 passagens. A cima de cinco dias na semana, o limite é de 50 viagens.

Dados Emdec
Dados da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Infográfico: Guilherme Mazieiro)

 

 

Editado por Ana Carolina Pertille

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s