Lançamento de autora juvenil reúne dezenas de adolescentes em Campinas

Por Carolina Barboza

_DSC0235
Gabriela Oliveira, de 16 anos, acompanha a autora Thalita Rebouças desde 2010 (Foto: Carolina Barboza)

A tarde de autógrafos de “360 dias de sucesso”, lançamento de Thalita Rebouças, reuniu dezenas de adolescentes no último domingo (15) na Livraria da Vila em Campinas. O livro, seu décimo oitavo título, aborda a fama instantânea e efêmera entre um grupo de amigos músicos.

Fã da autora, a estudante Gabriela Oliveira, de 16 anos, aproveitou o encontro para levar todos os livros da Thalita. As primeiras publicações foram presente do tio, que incentivou o gosto pela escrita da autora. O que mais atrai a estudante é a maneira cômica na abordagem das situações do cotidiano jovem. “Eu acho que ela realmente incorpora uma adolescente ali quando ela escreve. Muitas situações são parecidas com as nossas”, opina.

Thaís Guedes, mãe da Bianca, de 11 anos, estimula a leitura desde que a filha era bebê e as edições eram de plástico. Os ‘livros de banho’ daquela época deram lugar às histórias longas, sem gravuras, que hoje fazem parte da rotina de Bianca, que chega a ler 5 exemplares por mês. Entre eles, os títulos de Thalita Rebouças. A mãe comenta o fascínio da filha com entusiasmo: “Os livros da Thalita ela já leu praticamente todos. Mas quando têm esses eventos, a criança quer vir. Então a gente traz e estimula. Ela acaba ficando de olho em outros [livros] também”.

A estudante Gabriela afirma que os eventos literários são uma oportunidade de expressar o real sentimento sobre a obra. “Eu acho muito legal isso dos escritores fazerem essas sessões de autógrafos. É diferente a relação que você pode ter com eles. Aqui o contato cara a cara é diferente”, diz.

Thalita, que segue em turnê de lançamento pelo Brasil, não vê diferente a oportunidade de estar perto ao público nos eventos. “Se eu pudesse, estaria um dia em cada cidade para conhecer as pessoas e conhecer meus leitores. Eu acho essa troca fundamental. Me inspira, é muito lindo”, resume.

_DSC0221
Tarde de autógrafos reúne adolescentes na Livraria da Vila em Campinas (Foto: Carolina Barboza)

Bate papo

Autora de 18 livros para adolescentes, Thalita Rebouças também conquista mães e avós com muita disposição e entusiasmo. No início de sua carreira, jamais imaginava atingir as diferentes gerações. “Eu só queria fazer rir e me divertir. Fazer o que eu amo”, diz. Acompanhe o bate papo com a escritora!

Apesar de seus livros pertencerem ao setor infantil juvenil, várias mães te acompanham. Às vezes três gerações vêm te ver. Como é isso?
Eu acho o máximo! Às vezes eu acho que tem mãe que gosta mais de mim do que a filha, que vem pra me ver mais do que a filha. Quando eu comecei a escrever eu nunca achei que fosse tanta gente ler e gostar. Uma mãe agora falou que puxou vários assuntos delicados com as filhas a partir dos meus livros, que eu ajudei muito no relacionamento delas e ouvir isso é lindo e eu ouço isso há quinze anos. É uma coisa que se repete e eu fico sempre mega emocionada.

Escritora tem 18 livros publicados (Foto: Carolina Barboza)
Escritora tem 18 livros publicados (Foto: Carolina Barboza)

Mas você escreve para a família ou pensa em um público segmentado?
Eu gosto de pensar no adolescente. Esse, o 360 [dias de sucesso], eu pensei no meu leitor que está com 15 e 16 [anos], que está crescendo e que continua gostando de ler os meus livros. Então eu fiz ele para uma galera um pouquinho mais velha, mas os novinhos estão gostando também. Se o pai vai gostar são outros quinhentos, porque eu sempre fiz assim desde o começo. Eu quero que todo mundo goste, mas o foco é o adolescente.

E qual é o perfil desse adolescente que você escreve?
Ele tem entre 12 e 15 [anos], na minha cabeça. Ele gosta de rir, de se divertir, lê o meu livro para ter um momento de alegria, de leveza. Então eu acho que é um adolescente leve.

Você trata, nos seus livros, de temas como ídolos, popularidade e sucesso. Aproveitando o assunto desse lançamento, o que é sucesso para você?
Ah, é você fazer o que ama e viver disso. Eu acho que ter sucesso é isso. Independente da carreira que você escolher. Fazer o que ama, ser remunerado por isso e conseguir pagar as suas contas vivendo com isso. Isso é sucesso.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Editado por Willian Sousa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s