Colesterol aumenta até 40% risco de doenças cardíacas

Por Bárbara Demarchi

A Associação Americana do Coração divulgou um novo estudo sobre o colesterol alto. Os números revelaram que, a cada dez anos em que uma pessoa vive com elevada taxa de colesterol, o risco de sofrer uma doença do coração aumenta em cerca de 40%.

Foram analisados dados de 1.478 adultos sem doenças cardiovasculares aos 55 anos. Os pesquisadores levaram em conta o tempo que cada um deles estavam com o colesterol alto e o risco de sofrer um infarto ou derrame.

Estudo comprova relação entre colesterol e doenças cardiovasculares (Arte: Willian Sousa)

Entre 389 voluntários, aqueles que viviam com o índice elevado de um a 10 anos apresentaram uma probabilidade de 8,1%. Já entre 577 pessoas com colesterol alto de 11 a 20 anos, o risco subiu para 16,5%. Dos participantes que não tinham problemas com o tipo de gordura (512), o risco calculado foi de apenas 4,4%.

O cardiologista Paulo Pescarini Junior lembra que o melhor remédio é a prevenção: “Prevenir é sempre a melhor opção. Após o aumento dos níveis de colesterol ruim, apesar da colaboração dos remédios, apenas a alimentação pode converter o cenário da doença. Manter-se com o colesterol alto é deixar o coração dentro de um campo minado”.

A Associação ainda ressaltou que a cada década de exposição ao colesterol elevado, a probabilidade de sofrer uma doença cardiovascular cresce em 39%, sugerindo que o malefício do colesterol elevado é cumulativo.

Fique atento!

Veja as dicas do endocrinologista Sérgio Matos para manter-se fora dos grupos de risco:

Editado por Willian Sousa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s