Única escola de teatro musical gratuita do Brasil passa por crise e quantidade de alunos diminui 80%

Por Fernanda Lagoeiro

Fachada da escola Estúdio Broadway, em Paulínia. (Foto: Roselita Beraldo)
Fachada da escola Estúdio Broadway, em Paulínia. (Foto: Roselita Beraldo)

“Não precisa me contratar, só não parem com o projeto”. Esse foi o pedido de Fernanda Chamma, coreógrafa profissional, jurada do quadro Dança dos Famosos e dona do Estúdio Broadway em Paulínia. A escola de teatro musical é destinada a crianças e adolescentes (de 6 a 17 anos), e oferece aulas gratuitas de teatro, canto, dança, interpretação e espetáculo. É a única desse segmento que oferece ensino gratuito no Brasil. Porém, o Estúdio tem passado por crises financeiras e redução de alunos.

O projeto da escola Estúdio Broadway começou em 2011 com o nome de “Paulínia Ao Vivo”, também comandado por Fernanda à convite da Secretaria de Cultura de Paulínia. Na época, o projeto recebia subsídio da Prefeitura, mas com a crise política e as diversas trocas de administração pela qual a cidade passou, a parte cultural sofreu cortes  de verba e  todo o patrocínio foi desfeito. A escola tinha toda uma infraestrutura, com camarins, sala de dança espelhada, pisos adequados e locais disponíveis para a realização de espetáculos.

Depois do corte, a situação piorou. Dos mil alunos, cerca de 800 foram dispensados e a escola teve que funcionar por meio de doações, rifas e ações sociais feitas pelos pais e professores, até achar novos patrocinadores. “Não podia deixar que o projeto parasse assim. Eram quase mil alunos que frequentavam as aulas regularmente, com vontade de aprender”, conta Fernanda. Foi aí que, no ano passado, após receber muitos “não” de produtoras que não queriam ter seus nomes ligados à cidade de Paulínia, uma empresa distribuidora de combustível local resolveu arcar com os custos, retomando o projeto com o nome de “Estúdio Broadway”. Mas mesmo assim não foi suficiente, e tudo teve que ser reduzido: os 200 alunos restantes passaram a ter aulas numa casa pequena que se tornou um estúdio improvisado e sem a infraestrutura necessária. E assim continuam, ainda passando por dificuldades.

estudio
Alunos se preparando para o espetáculo no Clube Paulinense (Foto: Thiago Muller)

Roselita Beraldo é coreógrafa e professora do Estúdio, e conta que isso tudo está afetando bastante as produções da escola. “Além de não podermos atender todos os alunos como gostaríamos, a Prefeitura não liberou o Teatro Municipal e tivemos que nos apresentar numa tenda de circo improvisada em um clube daqui de Paulínia. Onde já se viu isso? O Teatro é pra ser do povo!”, diz, indignada. Ela e outros dez profissionais renomados dão aulas voluntariamente na escola.

Atualmente, o Estúdio Broadway permanece tentando usar o orçamento para manter seus 200 alunos, mas segue à procura de mais patrocínios para, quem sabe, ampliar as turmas e a faixa etária dos alunos. A escola também pretende continuar trazendo workshops com profissionais da dança e do teatro,  realizar ações teatrais e visitas a espetáculos em São Paulo. “Aqui eu consegui ver a realidade do teatro musical de perto, sabe? Fiz amigos, aperfeiçoei meu canto. Sei que é isso que quero e estou vivendo meu sonho”, conta Luíza de Abreu Leal, de 13 anos, aluna da escola desde a época do “Paulínia Ao Vivo”. E Bianca, mãe de Luíza, ainda completa: “Teatro musical é uma coisa cara e não é tão comum no Brasil. Minha filha é apaixonada pela área e aqui é a chance de ela ser encaminhada. Não sei o que a gente ia fazer se o projeto acabasse”.

Procurada pelo Digitais para prestar esclarecimentos, a Secretaria de Cultura de Paulínia não se pronunciou a respeito até a publicação desta notícia.

Editado por Willian Sousa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s