
Neste domingo (08) a Estação Cultura recebeu o 5º Bazar Cultural, que pela primeira vez teve o apoio da Prefeitura de Campinas. O Bazar recebeu diversos expositores de roupas, calçados, acessórios, cosméticos, livros, artesanatos e música ao vivo.
A organizadora do evento, Mariana Medrano, contou que a ideia do bazar começou em um grupo criado por ela, no Facebook: “A pessoa quer desapegar de alguma roupa, alguma coisa, ela posta no grupo e eu comecei a organizar encontros com os membros do grupo e foi crescendo a ideia”. Cresceu tanto que conseguiu um espaço maior, cedido pela Prefeitura. Além do desapego, o evento promove a arte e a cultura da região, com ateliês e artistas independentes.
Para Adailson Bernardes, 41, foi a primeira vez que expôs, com a mulher Ariane, cupcakes e doces caseiros à convite de Mariana. O casal tem os doces como complemento da renda e acha importante um evento como esse na cidade para promover o negócio local.
Direto da Espanha, Ariadna Miralles mora há um ano e meio no Brasil com o marido brasileiro, e aqui revende roupas que trouxe de seu país e da Itália, onde viveu por um tempo. Ela conta que fora do Brasil é muito comum esse tipo de bazar e que aqui deveria haver um incentivo maior para esses eventos.
O evento recebeu diferentes públicos, de jovens a famílias com crianças, todos à procura de um passeio diferente no domingo à tarde. Rebeka Gonçalvez Dias, professora, foi uma delas. Para ela, é preciso ter mais eventos culturais na cidade, não somente associados ao consumo: “Se você vem em uma coisa que é cultural, mas que você tem que necessariamente consumir então já vai restringir quem vai se divertir nesse evento”.