Fies: Termina hoje prazo para recuperar valor da mensalidade na PUC-Campinas

Por Leila Justo

Os alunos da PUC-Campinas que não conseguiram o financiamento do curso pelo Fies têm até hoje para recuperar 90% do valor da matrícula, segundo informação da própria universidade. Os usuários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) – programa do MEC que financia cursos superiores em universidades particulares por todo o país -, tiveram surpresas desagradáveis desde o início do ano, quando foram feitas mudanças no programa. Confira no infográfico abaixo.

Infográfico Fies
FIES divulga novas mudanças para 2015 (Arte: Leila Justo)

No entanto, o verdadeiro empecilho veio à tona quando o sistema do Fies foi reaberto e não havia mais financiamentos para instituições que reajustaram suas mensalidades acima de 6,4% (inflação de 2014), caso da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, que teve reajuste de 9%.

Isso levou a aluna Beatriz Beraldo a organizar o “Primeiro ato contra os cortes do Fies na PUC-Campinas”, que aconteceu na segunda-feira, 2, e contou com a presença de cerca de 50 alunos para pedir esclarecimentos ao setor de Contas a Receber. Acompanhe no vídeo a declaração de Cassio Siqueira, supervisor do departamento.

“Nos pediram paciência, pois nas próximas semanas tudo seria resolvido. Os veteranos do Fies, como eu, podem ter paciência já que nosso benefício ainda está normal, porém os calouros não conseguem se inscrever no programa, muitos já trancaram a faculdade por conta disso”, conta Joel Henrique, membro da comissão de representação dos usuários do programa na universidade.

A estudante Maria Lúcia Simioni, 21, usuária do Fies, destaca: “Em nenhum momento nos alertaram que caso houvesse reajuste as regras do Fies seriam mudadas”. Essa alteração dificulta a situação de muitos alunos que não tiveram tempo hábil para pensar em outra alternativa.

Muito alunos estão aguardando uma resposta oficial, mas o reembolso referente à matrícula termina hoje. Gabrielle Della Coletta, 19, que também utiliza o financiamento, lamenta: “Se coloquem no lugar dos jovens universitários, pois muitos não têm condições de pagar as mensalidades, que hoje em dia estão aumentando cada vez mais”.

A linha telefônica do departamento de Contas a Receber permaneceu ocupada durante todo o dia.

Editado por Willian Sousa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s