Pole dance supera preconceito

Por Guilherme Luz

Você não gosta de fazer musculação e não encontra um esporte ideal para ter concentração e definir seu corpo? O pole dance traz esses e muitos outros benefícios para sua saúde como esporte.

Desenvolvido a partir de uma técnica indiana chamada Mallakhamb, uma yoga praticada em poste de madeiras e cordas. Outros afirmam que veio do circo, dos Chinese Poles (mastros de circo). Sabemos que começou na Europa e se popularizou no Canadá com shows de strip-tease e apresentações em tabernas.

Janaína Castro, mãe e com 36 anos pratica o esporte a quatro anos, hoje é dona do Studio Fire Man Fitness em Campinas, professora de pole dance e uma das pioneiras do esporte. Ela encontrou alguns benefícios no esporte para sua vida. “No pole dance existem vários módulos que você trabalha força, flexibilidade e alongamento ao mesmo tempo. O resultado acaba acontecendo mais rápido que em uma academia, por exemplo”, explica Janaína Castro.

Para a visão geral da população o pole dance é um esporte mais sensual do que competitivo. Janaína Castro prefere trabalhar a área fitness do esporte. “Há alunas que também gostam de fazer para maridos, namorados. Conforme elas se formam nos níveis, montamos coreografias baseada nos movimentos preferidos e em danças mais sensuais”, conta a professora.

Os homens que praticam o pole dance, costumam receber em troca um olhar crítico. O esporte ainda é tratado por muitos como uma dança sensual feminina, mas tem ganhado cada vez mais homens praticantes no Brasil.

Augusto Rodrigues, 26 anos, praticante do esporte a quatro meses, descobriu o pole dance a partir do circo em que dá aula de tecido acrobático. “O povo em geral tem preconceito, mas eles não entendem que é um esporte não é apenas sensual e assim como todos os esportes tem que ter a ênfase esportiva e no caso do pole a ênfase sensual”, explica Rodrigues sobre o preconceito contra esse esporte.

Confira algumas acrobacias do esporte

Editado por Isabella Robaina

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s