Pesquisa revela perfil do jovem empreendedor brasileiro

Por Isabella Robaina

A Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) divulgou a uma pesquisa apontando o perfil do jovem empreendedor brasileiro e também o do potencial jovem empreendedor brasileiro. De acordo com os dados da pesquisa, a faixa de 26 a 3o anos é a que mais empreende e os jovens entre 21 e 25 anos são que mais querem abrir seu próprio negócio, sendo que predominantemente são homens.

A vontade de ser um empreendedor e a identificação de uma oportunidade de negócio são os principais motivos para serem empreendedores, já os que desejam abrir seu próprio negócio relatam que a busca pela independência é o principal motivo para empreender.

“O empreendedor jovem possui características como a ousadia, inovação e disposição para assumir riscos e normalmente empreende por oportunidade. No entanto, muitas vezes falta lhe experiência, como também o imediatismo pode ser prejudicial para performance do negócio”, diz o gerente Regional do Sebrae-SP em Campinas, José Carlos Cavalcante.

Jose Carlos Cavalcante, gerente Regional do Sebrae-SP em Campinas (Crédito: Ricardo Lima/A2)
José Carlos Cavalcante, gerente Regional do Sebrae-SP em Campinas (Crédito: Ricardo Lima/A2)

 

Ainda segundo as informações da pesquisa, tanto o jovem que já é empreendedor como o potencial possuem ensino superior completo e normalmente optam pelo curso de Administração.

“O aprendizado sobre empreendedorismo no ensino formal, seja ele, técnico ou superior contribui na formação do futuro jovem empreendedor, cirando condições para que o mesmo empreenda com conhecimentos necessários para à gestão de negócios e também preparando-o para assumir novos riscos, iniciativa para realização e autonomia”, afirma José Carlos Cavalcante.

A pesquisa ainda identificou que o setor preferido desses jovens empreendedores é o de “serviços”. O empresário, Arian Felipe da Silva Gomes, 21 anos, está dentro das características apontadas pela pesquisa. Arian Gomes é proprietário de uma loja de roupas em Bragança Paulista.

Ele conta que há dois anos abriu seu próprio negócio, pois sempre teve a vontade de ter algo dele mesmo e assim que surgiu a oportunidade aproveitou. “Eu trabalhava em um mercado e acabei pedindo a conta, pois não estava mais contente com o serviço. Com o dinheiro que peguei corri atrás para ter meu próprio negócio. Tive muitas ideias em mente, mas o que mais chamou mais atenção foi o setor de roupas”, conta o empresário.

Quando abriu a loja, Arian Gomes não possuía ensino superior, mas agora já está em busca de aprimoramento. “Hoje eu faço alguns cursos para minha melhoria e para melhorias da minha loja. Atualmente estou cursando Logística e Administração de empresas”,  relata o jovem empreendedor.

Os jovens que desejam abrir seu próprio negócio devem ter alguns cuidados para não fracassarem logo no início. José Carlos Cavalcante cita alguns desses cuidados: aprimorar o perfil empreendedor; identificar e avaliar uma oportunidade de negócio de acordo com seu perfil, experiência e habilidade; elaborar um plano prevendo a viabilidade operacional, mercadológica, administrativa e financeira do negócio; avaliar as fontes de financiamento do novo negócio e após a abertura se capacitar em gestão de pequenos negócios.

Confira também algumas dicas dadas pelo especialista para jovens que desejam empreender:

(Crédito: Isabella Robaina)
(Crédito: Isabella Robaina)

 

Editado por Tiago Soares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s