Fim de ano cultural: o que fazer em Campinas e região na semana do Natal

Por Caio Coletti

Dezembro vai chegando e os últimos feriados do ano também. A faculdade sai de férias, e a maioria das empresas também dá algum tempo de folga para os funcionários passarem no final de ano – mas o que fazer no tempo livre? Além de descansar, quem é de Campinas e região tem muitas opções culturais para curtir com os amigos e a família.

Teatro

Bath Goulart, diretora, e Nicette Bruno protagonista do drama Perdas e Ganhos (Crédito: Divulgação)
Bath Goulart, diretora, e Nicette Bruno protagonista do drama Perdas e Ganhos (Crédito: Divulgação)

No meio de Dezembro o Teatro Brasil Kirin, no Shopping Iguatemi, apresenta o drama Perdas e Ganhos. Serão as primeiras e últimas apresentações do espetáculo no estado de São Paulo – nos dias 12, 13 e 14. O texto usa personagens da novela O Silêncio dos Amantes de Lya Luft para montar reflexões sobre a vida, comandadas pela narradora Nicette Bruno. Beth Goulart dirige e co-estrela o espetáculo.

Os ingressos saem por R$70 (inteira) e R$35 (meia-entrada).

Cena do Improvisorama 2013 (Crédito: Divulgação)
Cena do Improvisorama 2013 (Crédito: Divulgação)

Já o Teatro Amil, localizado no Shopping Parque Dom Pedro, traz em Dezembro a segunda edição do festival Improvisorama, que reúne três montagens de comédia que usam do improviso e da interação com o público. A estudante da Facamp, Clara Montanhez, compareceu ao festival no ano passado: “Eles sempre trazem espetáculos legais, e a popularidade desse gênero de comédia é tão grande hoje em dia que sempre comparece um público grande e que participa bastante”, ela conta.

No primeiro fim de semana do mês (5 a 7 Dezembro) acontece a Batalha de Improviso, em que integrantes de diferentes grupos de comédia se enfrentam em jogos consagrados. No fim de semana seguinte (12 a 14 de Dezembro), o espetáculo Deu Branco mistura esquetes ensaiados e jogos com participação do público – a convidada especial é a vlogueira Kéfera Buchmann. Por fim, entre 19 e 21 de Dezembro o espetáculo Finalmente Tudo encerra o festival, passeando por todos os gêneros de comédia sob o comando de Bruno Motta.

Cinema

O final de ano traz algumas das estreias mais esperadas de 2014 para os cinemas brasileiros. Além da estreia de arrasa-quarteirões como o novo Jogos Vorazes e a ficção científica Interestelar, que chegaram há algumas semanas nas salas, mas devem ficar por um bom tempo em exibição, as últimas semanas de Dezembro trazem algumas boas surpresas.

No dia 11 é a vez do último capítulo da saga O Hobbit, intitulado A Batalha dos Cinco Exércitos. O épico marca o final de uma trilogia que serve de prólogo para O Senhor dos Anéis, e traz de volta o elenco estrelado que marcou os outros dois filmes da série. “Eu estou ansioso para esse filme”, confessa o fã Lucas Piovani. “Os dois primeiros foram ótimos, mas a sensação é que esse último vai elevar toda a ação e, porque não, a emoção, às alturas”.

Ainda no dia 11 acontece a estreia de O Mensageiro (trailer) , thriller político baseado na experiência de um repórter investigativo que expôs um caso de corrupção do governo americano. O filme é protagonizado por Jeremy Renner, indicado ao Oscar por Guerra ao Terror, e o papel rendeu rumores de mais prêmios para o americano.

O terror Ouija (trailer), que tira seu nome do famoso jogo sobrenatural em que pessoas dizem conversar com espíritos, também chega ao Brasil no dia 11.

Já no dia 18 é a vez do brasileiro A Noite da Virada, que conta uma história localizada na noite de Reveillon. A comédia conta com Luana Piovani, Marcos Palmeira, João Vicente de Castro e Taumaturgo Ferreira, mostrando um casal que está prestes a se separar e os casos extra-conjugais que se desenrolam na festa de ano novo.

Outras estreias incluem: As Duas Faces de Janeiro (trailer), história de um casal de vigaristas em fuga (interpretados por Viggo Mortensen e Kirsten Dunst); O Abutre (trailer), que mostra um repórter investigativo (Jake Gyllenhaal) cruzando as linhas do aceitável na sua profissão; e Uma Longa Viagem (trailer), que tem Nicole Kidman como a esposa de um ex-soldado em busca de vingança.

No próprio dia 25 o destaque é Êxodo: Deuses e Reis, novo épico de Ridley Scott (Gladiador) acompanhando a história de Moisés, interpretado por Christian Bale. O extenso elenco conta também com Sigourney Weaver, Ben Kingsley e John Turturro, entre outros.

O drama polonês Ida (trailer), cotadíssimo para uma indicação a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2015, conta a história de uma estudante de monastério que descobre um segredo de família da época do nazismo.

Operação Big Hero (trailer) é a nova animação da Disney, trazendo um carismático robô que se junta a alguns adolescentes para formar um grupo de super-heróis improvável.

Shows

A agenda de shows ao vivo em Campinas apresenta atrações dos mais diferentes estilos. Confira a lista completa abaixo:

Paula Toller em apresentação da turnê (Crédito: Divulgação)
Paula Toller em apresentação da turnê (Crédito: Divulgação)

06/12 Marcos & Bellutti (ouça – ingressos)

06/12 Paula Toller (ouça – ingressos)

06/12 Dudu Nobre (ouça – ingressos)

07/12 Diego Faria (ouça – ingressos)

12/12 MC Guime (ouça – ingressos)

12/12 Bixiga 70 (ouça – ingressos)

13/12 Planta & Raiz + Maskavo (ouça – ingressos)

(Crédito: Caio Coletti)
(Crédito: Caio Coletti)

 

Editado por Tiago Soares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s