Campanha visa alertar a saúde das crianças e adolescentes

(Crédito: Bruna de Oliveira)
(Crédito: Bruna de Oliveira)

Por Bruna de Oliveira
Assim como outubro rosa tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama e o novembro azul de alertar os homens sobre o câncer de próstata, o dezembro verde em homenagem a este mês foi criado com intuito de chamar a atenção para a saúde e a vida das crianças e adolescentes, assim como o câncer infantil, diabetes infantil e acidentes de transito causado pelo álcool.

A campanha surgiu através da jornalista Lana Côrtes em parceria com a Linha confirme, que trabalha com produtos de teste de gravidez. ” A Linha Confirme aceitou apoiar esta campanha, mesmo não mantendo produtos relacionados diretamente”, conta a jornalista.

Para a idealizadora da campanha, a ideia surgiu através dos sucessos das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul  “A princípio, pensamos na grande violência no transito causado pelo álcool.  Mas, também, nos sensibilizamos com a quantidade de crianças com câncer que sofrem por terem seu diagnostico tardio e o diabetes infantil que mata silenciosamente. Pensamos em unir alguns fatores importantes na saúde e vida das crianças e adolescente e criamos o “Dezembro Verde”, explica a jornalista.

Já que a prevenção é a solução, a campanha pretende também incentivar os pais a levar os filhos ao médico, porque muitos pais só levam as crianças quando apresentam algum sintoma de doença. É preciso que a pratica se torne rotina, prevenindo várias doenças. A jornalista conta que as consultas de rotina não acontecem por diversos motivos, como: falta de tempo, não terem condições financeiras e falta de médicos na rede pública para um atendimento rápido.

Lana Côrtes ainda espera conseguir disseminar a campanha e acredita contar com o apoio de mais empresas e organizações, para que a campanha Dezembro Verde possa mudar o quadro atual da saúde das crianças e adolescentes do Brasil.

Dados atuais

Álcool + Direção
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)o Brasil está em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito.

O álcool infelizmente é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidentes de trânsito. De acordo com o Ministério da Saúde, uma em cada cinco vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros ingeriram bebida alcoólica. E com a chegada das férias e das festas de final de ano, este índice só aumenta.

Diabetes infantil
Com base nos dados da Federação Internacional de Diabetes a doença atinge mais de 380 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, há cerca de 13  milhões de diabéticos, 1 milhão são crianças, sendo o quarto país com mais casos da doença.

Existem dois tipos de diabetes, a do tipo 1 e a do tipo 2.
O diabetes tipo 1 é o mais comum em crianças, pode surgir desde as primeiras semanas de nascimento até os 30 anos. A diabetes está relacionada a falta ou pouca produção de insulina, o que faz com que não se consiga controlar a taxa de glicose ingerida.

Já a diabetes tipo 2 é hereditária e acontece quando as células resistem à ação da insulina, mesmo que sua produção seja normal.

Câncer infantil
 A doença é atualmente a grande responsável pela morte de crianças entre 5 e 19 anos no Brasil. Felizmente, esse quadro pode ser revertido, já que em mais de 85% dos casos é possível alcançar a cura da doença. Dados da Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infantil e Adulto (ABRACCIA)

Informações do Instituto Oncoguia: As leucemias, tipos de câncer da medula óssea e do sangue, são os cânceres infantis mais comuns. Eles representam 34% de todos os tipos de câncer infantil.Os tumores cerebrais e outros tumores do sistema nervoso são o segundo tipo mais comum em crianças, representando 27% dos cânceres infantis. Outros tipos de câncer são: Neuroblastoma, Tumor de Wilms, Linfoma, Rabdomiossarcoma,Retinoblastoma, Osteossarcoma  e Tumor de Ewing.

(Crédito: Bruna de Oliveira)
(Crédito: Bruna de Oliveira)

Editado por Tiago Soares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s